ARTIGOS
Filme “Lindo” aproxima-nos da Ilha do Príncipe, e dá o mote para conversa
O Museu Nacional de Etnologia, em Belém, exibe no próximo sábado, 6, às 15h, uma sessão especial do filme “Lindo”, de Margarida Gramaxo, rodado na Ilha do Príncipe. A entrada é livre mediante inscrição aqui.
Concerto solidário pelo fim da Mutilação Genital Feminina
A Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, recebe no sábado, 6 de Dezembro, às 16h, o “Concerto Solidário - Activistas pelo Fim da Mutilação Genital Feminina”. O espectáculo, com as participações, entre outras artistas, de Selma Uamusse e Blaya, visa angariar fundos para a realização da I Conferência Internacional sobre Mutilação Genital Feminina da UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta.
Djass Arte regressa com três dias de celebração das culturas africanas
A Djass – Associação de Afrodescendentes realiza de sexta-feira a domingo, dias 5, 6 e 7 de Dezembro, na Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, a 5.ª edição da Djass Arte, mostra de criadoras/es africanas/os e afrodescendentes. A abertura está marcada para as 18h30 de sexta-feira, 5, dia onde se destaca a inauguração da exposição colectiva de artes visuais “50 anos das Independências dos PALOP – Países Africanos que se Libertaram da Ocupação Portuguesa”, e, a partir das 19h45, a mesa-redonda sobre o livro “Origens do Nacionalismo Africano”, de Mário Pinto de Andrade. A entrada é livre.
Luísa Semedo abre-nos “A Cor Púrpura”, de Alice Walker
A investigadora e activista Luísa Semedo é a próxima convidada do clube de leitura LGBTI+, que acontece hoje, 27, na Biblioteca de Marvila, das 18h30 às 20h. Com o tema da saúde mental e do “coming out” como pano de fundo, Luísa propõe que nos debrucemos sobre o livro “A Cor Púrpura”, de Alice Walker.
MICAR apresenta “Corpos em Movimento”, com migrações sob foco
A 12.ª edição da MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista regressa ao grande ecrã do Batalha Centro de Cinema, no Porto, de 30 de Outubro a 2 de Novembro. Com acesso livre, este ano o tema é “Corpos em Movimento: da Migração, do Desejo e do Direito ao Lugar”.
Mostra de Cinema Negro no CAM: saiba o que pode ver e debater
Durante dois fins-de-semana, nos dias 8, 9, 15 e 16 de Novembro, a sala Estúdio, do CAM - Centro de Arte Moderna, da Fundação Calouste Gulbenkian, exibe a “Black Gaze – Mostra de Cinema Negro em Portugal”. Com curadoria de Kitty Furtado, investigadora da Universidade do Minho, a programação inclui uma série de conversas, com a presença de cineastas. Confira tudo o que pode ver e debater.
Festival Ecoar estreia-se com encontro entre Angola e Portugal
A primeira edição do Festival Ecoar acontece a 10 e 11 de Novembro, no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra, e é antecedida, no dia 8, do lançamento do livro “Ecoar”, no Hangar, em Lisboa. Esta é uma iniciativa do Banga Colectivo, para “promover e valorizar as línguas originárias dos países da lusofonia, e a relação destas com a língua portuguesa num contexto pós-colonial”. Na estreia, o destaque vai para o encontro entre Angola e Portugal.
Horizontes Vivos para reabilitar confiança no jornalismo
Antes reconhecido como quarto poder, o jornalismo vê a sua imagem degradar-se a cada dia, colada ao rótulo “jornalixo”. A perda de confiança no sector e nos seus profissionais exige esforços de reabilitação que têm agora, no “Horizontes Vivos”, uma nova frente de intervenção. A iniciativa, lançada pelo Gerador, apresenta-se nos dias 14 de 15 de Novembro, no Goethe-Institut de Lisboa, com uma programação que junta workshops práticos com masterclasses, debates, podcasts ao vivo e uma exposição do cartoonista Nuno Saraiva. A entrada é livre, mediante inscrição.
A Raiz Sagrada que semeia partilha, cura e união feminina
A farmacêutica holística Malika junta-se à poetisa, performer e activista Vânia Andrade na organização e facilitação de mais um encontro “Raiz Sagradu”, marcado para o próximo dia 29 de Novembro, em Caxias. Com seis horas de duração – das 12h às 18h –, esta é uma proposta especialmente dirigida a mulher africanas e destinada a promover a reconexão a “uma tradição ancestral feminina”. As inscrições estão abertas.