ARTIGOS
50 anos de Moçambique Independente que se celebram em exposição
Inaugurada no passado dia 18 de Junho, no salão da Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, a exposição colectiva “Muungano (1975–2025): 50 Anos de História, Arte e Cultura de Moçambique Independente” apresenta “uma homenagem visual à memória, resistência e vitalidade” do país que, no próximo dia 25, celebra cinco décadas de Independência.
“Oficina de livros alinhavados” – um ritual colectivo para mulheres negras
O Mbongi 67, em Queluz, abre-se no próximo domingo, 22, para uma oficina de livros alinhavados, dinamizada pela artista transdisciplinar Raquel Lima e pela “artista-etc” Deisiane Barbosa, e direcionada para “mulheres negras interessadas em artes, livros, literatura e contação de histórias”.
Djamila Ribeiro em Lisboa, à conversa sobre “Cartas para a Minha Avó”
A Livraria da Travessa, no Príncipe Real, em Lisboa, apresenta, na próxima quarta-feira, 25 de Junho, às 19h, uma conversa com a autora, filósofa, activista social e educadora brasileira Djamila Ribeiro, a partir da sua obra “Cartas para a Minha Avó”.
Eva Cruzeiro no MILímetro debate “Política e Cultura: Relações e Influências”
Depois da estreia no ano passado, o MILímetro – que se apresenta como um festival pluridisciplinar programado por jovens – está de volta no próximo sábado, 21 de Junho, para a segunda edição. O Beato Innovation District, em Lisboa, será o palco de toda a programação, que acontece das 14h à meia-noite. A entrada é grátis.
“Afroeuropeus: Identidades, Racismo e Resistências” para conhecer em livro
O livro “Afroeuropeans: Identities, Racism, and Resistances” – traduzível para “Afroeuropeus: Identidades, Racismo e Resistências” – foi recentemente publicado pela editora Routledge, podendo ser adquirido online, também em formato digital. Editado por Cristina Roldão, Raquel Lima, Pedro Varela, Otávio Raposo, Ana Raquel Matias, a obra resulta, em parte, da 7.ª Conferência Afroeuropeans, realizada em 2019, em Lisboa.
Pelo direito à habitação, voltamos à rua para exigir “Casa para Viver”
A Plataforma Casa para Viver vai realizar duas manifestações nacionais pelo direito à habitação, nos próximos dias 28 e 29 de Junho, em Lisboa e no Porto, respectivamente. O Afrolink junta-se ao protesto e apela a todas as pessoas que também o façam.
“Lei 14” de Cef Tanzy no Coliseu dos Recreios, com o brilho de Pérola
Autor de sucessos como “Estátua ninguém se mexe”, “Botão de rosa” ou “Pintor de rua”, o multipremiado artista angolano Cef Tanzy dá um concerto no próximo sábado, 21 de Junho, às 21h30, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
O Tal Podcast ao vivo, com Selma Uamusse e Catarina Marques
Com o tema “Abrir espaço para o inesperado”, O Tal Podcast, projecto da autoria de Georgina Angélica e Paula Cardoso, apresenta, no próximo dia 22 de Junho, às 15h, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, uma sessão ao vivo, com Selma Uamusse e Catarina Marques como convidadas. Os lugares são limitados, por isso garanta hoje mesmo os seus bilhetes.
Mercado Afrolink junta-se ao Festival Mamã África, na próxima quarta-feira
O Festival Mamã África, organizado pela Associação Cultural Bokamundo, ocupa na próxima quarta-feira, 11 de Junho, o Capitólio, em Lisboa, com uma programação variada, onde se inclui, entre as 11h e as 20h, o Mercado Afrolink.