ARTIGOS
“Saudades dos Tempos que Não Vivemos”, mas podemos ler
A Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, recebe esta quinta-feira, 22 de Maio, às 19h, a apresentação do novo livro de Sedrick de Carvalho, que será conduzida pela escritora Branca Clara das Neves.
50 anos da Independência de Angola em seminário
A Biblioteca Nacional, em Lisboa, acolhe, na quinta e na sexta-feira, dias 22 e 23 de Maio, o seminário "Como se constrói um país: diálogos interdisciplinares", que assinala os 50 anos da Independência de Angola. O programa estende-se no fim-de-semana, dias 24 e 25 de Maio, à Casa do Comum, palco de sessões de cinema, seguidas de debates.
Um dia com “África no Horizonte”, para debater no ISCSP
O Auditório Adriano Moreira, no ISCSP – Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, é palco, na sexta-feira, 23 de Maio, da conferência “África no Horizonte – Oportunidades de Desafios”. Com início às 10h30, o programa estende-se até às 21h, horário marcado para o concerto de Lura, precedido de um sunset convívio.
Sábado de colecções coloniais, com Tributo aos Ancestrais
O Palácio dos Condes da Calheta, em Belém, Lisboa, alberga um vasto acervo de colecções coloniais, que, desde o início do ano, estão acessíveis a partir de visitas participadas, realizadas pelo Coletivo Tributo aos Ancestrais PT, em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC). No próximo sábado, 24, das 11h às 13h, temos mais uma oportunidade para percorrer este arquivo.
Nayr Faquirá revela quanta vida cabe “Entrelinhas”
O Music Box, em Lisboa, recebe, no próximo sábado, 24 de Maio, às 21h, o concerto de lançamento do primeiro álbum de Nayr Faquirá, intitulado “Entrelinhas”. A novidade “promete ser um reflexo profundo da sua trajectória artística, vivências, e amadurecimento que alcançou enquanto mulher e artista".
De Lisboa à Moita: “Arquivo em Movimento - Entre o bairro e o Museu”
O Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC), em Lisboa, apresenta no domingo, 25 de Maio, das 14h às 17h, uma instalação performativa, co-criada com estudantes do Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas da Baixa da Banheira e Vale da Amoreira. A entrada é livre.
Inscrições abertas para Curso de ballet clássico gratuito
O Centro de Experimentação Artística, no Vale da Amoreira, município da Moita, acolhe durante nove semanas, de 4 de Junho a 30 de Julho, o curso “Fundamentos do Ballet Clássico”, ministrado por Lourenço Rodrigues e David J. Amado. A participação é gratuita e está aberta a todas as pessoas a partir dos 16 anos.
Herculano Mercês: o mestre de dança afrodescendente que faz História
O Palácio Pimenta, núcleo-sede do Museu de Lisboa, recebe amanhã, 14, às 18h, a apresentação do livro “A Balada de Herculano Mercês”, da autoria de Aristóteles Kandimba. A obra, de 2021, resgata uma figura para muitos ainda desconhecida: Herculano Mercês, músico e professor de danças de salão, que viveu na Lisboa oitocentista.
O que os “Álbuns de Família” contam sobre a nossa História? Folheamos!
Depois de, no ano passado, ter movimentado visitas por mais de seis meses de exposição, “Álbuns de Família” regressa ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, na próxima quarta-feira, 14, às 18h. Agora em forma de catálogo, co-organizado pela professora a investigadora Inocência Mata, as “Fotografias da Diáspora Africana na Grande Lisboa” permitem quebrar um velho padrão de representação colonial de pessoas negras.