O que os “Álbuns de Família” contam sobre a nossa História? Folheamos!

Depois de, no ano passado, ter movimentado visitas por mais de seis meses de exposição, “Álbuns de Família” regressa ao Padrão dos Descobrimentos, em Lisboa, na próxima quarta-feira, 14, às 18h. Agora em forma de catálogo, co-organizado pela professora a investigadora Inocência Mata, as “Fotografias da Diáspora Africana na Grande Lisboa” permitem quebrar um velho padrão de representação colonial de pessoas negras.

Com imagens escolhidas pelos protagonistas, que partilham registos desde 1975 até aos dias de hoje, a exposição “Álbuns de Família” esteve patente de 28 de Abril a 30 de Novembro de 2024, no Padrão dos Descobrimentos.

Além das fotografias, o catálogo, organizado por Inocência Mata, Filipa Lowndes Vicente e Sofia Diniz e editado pela Tinta da China, inclui textos de Djaimila Pereira de Almeida, Gisela Casimiro, Joaquim Arena, Karyna Gomes, Selma Uamusse, Kátia Casimiro, Telma Tvon e Yara Nakahanda Monteiro.

A sessão de lançamento será apresentada pela historiadora e poetisa Paula Tavares, e contará com a intervenção de participantes da exposição.

A entrada é livre.

 Morada: Av. Brasília 1400-038 Lisboa

Próximo
Próximo

“Colonos, Retornados e a Revolução por cumprir” apresenta-se no Aljube