Rap, afrobeats e violino – os ritmos que dão a “Fazi” o tom para inspirar a juventude cabo-verdiana

O videoclipe da música “Fazi”, da autoria de Gii e com as participações de DjeyCent e Sofia Sanchez, foi lançado no passado dia 9 de Agosto no YouTube, com a ambição de se transformar num hino para os jovens de Cabo Verde, revela Gilberto Fernandes, ou simplesmente Gii.

“Escrevi 'Fazi' para motivar especialmente a nossa juventude cabo-verdiana a amar o que faz e investir nos próprios sonhos”, adianta o cantor e compositor, que combina Rap, Afrobeat e Batuku com narrativas poéticas e letras inspiradoras.

Inserido no EP Don FAZI Movimentu Sai Bedju, de 2024, “Fazi” apresenta-se como “um convite à reflexão sobre a migração, a permanência e a busca do propósito, reforçando a importância da comunidade e do suporte emocional como pilares para vencer desafios”.

Segundo a mensagem de divulgação do tema, esta é uma música inspirada “no êxodo rural”, contrapondo “o desejo de muitos cabo-verdianos de permanecer” na sua terra natal “à necessidade de partir em busca de um sonho de buscar melhores condições de vida para a família”.

Essa é uma dualidade que, explica Gii, remete ao enredo do livro “O Alquimista”, de Paulo Coelho,” em que o protagonista viaja por terras longínquas em busca de um tesouro – apenas para descobrir que, na verdade, o ouro verdadeiro estava na sua terra natal”.

O ritmo está lançado!

Anterior
Anterior

Exposição “Cabral Ka Mori” para visitar até final de Setembro no Mbongi 67

Próximo
Próximo

Brunch solidário para apoiar vítimas da tempestade em Cabo Verde