ARTIGOS
A arte da Mbira que se conta no workshop de Mbalango
No próximo domingo, 6, o músico Mbalango apresenta o workshop “Xithokozelo ya Mbira – Contos de Mbira”, no âmbito da 1.ª edição do SUL – Festival Internacional de Artes Performativa, promovida pela Hotel Europa. Primeiro às 10h, e depois às 14h, o artista convida-nos a conhecer a “história, construção e papel” do instrumento Mbira na música de Moçambique, o seu país.
Celebrar África no Baldaya com L.O.V.E. – Ler, Ouvir, Ver e Expressar
A Livraria Lulendo vai levar L.O.V.E. ao Palácio Baldaya, em Benfica, evento que nos convida a Ler, Ouvir, Ver e Expressar. O programa, de acesso livre, acontece nos dias 16 e 17 de Maio, incluindo, para além de apresentações de livros, rodas de conversa, música, artes plásticas e momentos de yoga e capoeira.
Nasceu num PALOP? Partilhe as suas experiências emocionais
A estudante Inês Augusto pretende “avaliar as experiências emocionais na comunidade adulta dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa”, e, para isso, apela à nossa colaboração. Se têm pelo menos 18 anos e nasceram num PALOP, podem responder ao questionário que elaborou. Caso contrário, têm sempre a possibilidade de partilhar.
“Informalidade como Resistência”: duas semanas de actividades gratuitas
De 18 de Março a 1 de Abril, a FBAUL – Cisterna, no Largo da Academia Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, acolhe o programa público das Residências de Verão PLAY(THE)GROUND 2024, promovido pelo Coletivo Mais uno +1. Nesse período, antecipa a organização, será possível “mergulhar em diferentes perspectivas sobre informalidade, resistência e comunidade, através de performances, visitas guiadas, workshops, debates e intervenções artísticas colectivas”.
A "Dor d' Alma" que se revela na nova obra de Zézinha Alfama
“Afinal, os homens sofrem?”. Depois de ter sido desafiada a escrever sobre os pesares masculinos, na obra “Coração Livre”, a autora cabo-verdiana Zézinha Alfama volta a mergulhar no universo emocional com “Dor d’ Alma”. O livro vai ser lançado na quarta-feira, 19, às 18h30, no CCCV – Centro Cultural Cabo Verde.
A “Idade de Ouro” da cultura afro-americana brilha no Porto
Em cartaz desde Fevereiro, no Batalha Centro de Cinema, no Porto, o ciclo “Harlem Renaissance” – “dedicado ao movimento cultural, social e artístico que surgiu no bairro do Harlem, em Nova Iorque, durante as décadas de 1920 e 1930” – apresenta na quinta-feira, 20, às 19h15, uma selecção de curtas-metragens de Akosua Adoma Owusu, cineasta, produtora e artista visual ganesa-americana.
“Colonos e retornados. Conversas de lá para cá” – para seguir em Almada
A jornalista Joana Gorjão Henriques e a psicóloga social e investigadora Iolanda Évora moderam o ciclo de encontros “Colonos e retornados. Conversas de lá para cá”. A iniciativa decorre desde o fim-de-semana passado no Teatro Municipal Joaquim Benite, da Companhia de Teatro de Almada, e acompanha a apresentação do espectáculo “Uma barragem contra o Pacífico”, adaptado a partir da obra de Marguerite Duras.
Celebrar a união e presença das pessoas negras no Algarve com “Utomi”
A Praça do Infante, em Lagos, no Algarve, recebe no próximo dia 29 (sábado), às 21h30, o espectáculo-performance “Utomi”, protagonizado pela actriz Isabél Zuaa e pelo músico Mbalango. O título, apresentado na língua xichangana, significa vida em português, e, alinhado com esse significado, propõe um olhar sobre existências historicamente invisibilizadas e até apagadas.
“25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”, no Aljube
A exposição temporária “25 de Abril SEMPRE!”, que esteve patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa, de Abril de 2024 até ao passado mês de Janeiro, ganha agora nova vida, com o lançamento do livro “25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”. A apresentação acontece na quarta-feira, 26, às 18h30, no auditório do Museu do Aljube.