ARTIGOS
Colecções coloniais para percorrer em 5 km e 3,1 milhões de itens
O Coletivo Tributo aos Ancestrais PT, realiza, no sábado, 1 de Março, entre as 11h e as 13h, uma visita participada às Coleções Coloniais, Etnográficas e Xiloteca do Palácio dos Condes da Calheta, em Belém. Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa.
“Sentar com Kongo”: convite para um diálogo diaspórico participado
A Biblioteca de Belém recebe no próximo sábado, 1 de Março, às 16h, o encontro “Sentar com Kongo”, dinamizado a partir do audiolivro “Estamos aqui, Twina Vava, Nous Voici”, da escritora Branca Clara das Neves. Além da presença da autora, o encontro vai juntar a escritora Ana Paula Tavares, o psicólogo Henda Vieira Lopes, e Paula Cardoso, da rede Afrolink.
“Carnaval de Angola” celebra-se com Bonga, e no B.Leza
O B.Leza Clube, em Lisboa, junta-se na próxima segunda-feira, 3 de Março, às 23h30, às comemorações de Carnaval, sob os ritmos de Angola. Cabe ao icónico músico Bonga assumir os comandos do palco, e animar as hostes, ou não fosse ele um profundo conhecedor da cultura carnavalesca angolana.
“Carimbos de admissão visível”, que expõem ‘Dialetos Pluriversais’
Inaugurada no início do mês, a exposição individual “Carimbos de admissão visível” está patente no Espaço Mbongi 67, em Queluz, até ao próximo dia 8 de Março. A mostra apresenta o trabalho da artista Moreiya, e reflecte “sobre corpo e mente - as suas relações de co-existência e interdependência”.
Entre o centro e a periferia, Tristany apresenta uma “Cidade à volta da Cidade”
A Sala de Desenho do Centro de Arte Moderna (CAM) Gulbenkian tem patente, até 5 de Maio, a primeira exposição individual de Tristany Mundu, intitulada “Cidade à volta da Cidade”, e que apresenta uma videoinstalação inédita, encomendada pelo CAM. A entrada é livre, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.
A africanidade do Jazz passa por Lisboa, Coimbra e Braga, com o GRIOT 3000
O CCB – Centro Cultural de Belém recebe amanhã, dia 15, às 19h, o primeiro de três concertos que o projecto GRIOT 3000, com seis artistas de improvisação intercontinental, vai apresentar este mês. Seguem-se apresentações no Salão Brazil, em Coimbra, a 21 de Fevereiro, às 22h, e no dia seguinte, 22, em Braga, no palco do gnration, às 18h.
“As Mulheres são Revolução” – para comprovar em três painéis
A organização Abril é Agora apresenta, amanhã, dia 8 de Fevereiro, entre as 10h e as 17h30, no Palácio das Galveias, em Lisboa, a Conferência “As Mulheres são Revolução”. Com três painéis de discussão, a iniciativa junta “a experiência das lutas revolucionárias, a reflexão sobre o que ficou por fazer e as exigências de futuro”. A entrada é livre, mediante inscrição.
Da luta de libertação guineense à desilusão: Sana Na N'Hada põe “Nome” no cinema
“Será esta a Guiné-Bissau pela qual lutámos?”. A reflexão ressalta do filme “Nome”, do realizador guineense Sana Na N'Hada, que estreia nos cinemas portugueses no próximo dia 6 de Fevereiro. A noite de antestreia está marcada para 4 de Fevereiro, às 21h, no Cinema Fernando Lopes, em Lisboa, com a presença do cineasta e de Binete Undonque, actriz que integra o elenco.
“Black Lies Matter” em exposição, com a arte de Rómulo Santa Rita
A start-up angolana Afrikanizm Art inaugurou, no último domingo, 2 de Fevereiro, na Oficina de Artes Manuel Cargaleiro, no Seixal, a exposição "Black Lies Matter", do artista Rómulo Santa Rita, que “desafia o público a examinar as realidades gritantes da desigualdade, do racismo, da pobreza e da empatia seleccionada que persistem no mundo”.