ARTIGOS
Começar 2025 com assinatura na defesa dos Direitos Humanos
Além de fazer do programa do Governo via para institucionalizar planos de negócios – distribuindo mais privilégios entre os privilegiados –, a liderança da AD não se tem coibido de mostrar ao que vem, substituindo qualquer possibilidade de Estado Social por um Estado Policial. O assassinato de Odair Moniz, a operação “Portugal Sempre Seguro”, bem como a acção de “prevenção criminal” na Rua do Benformoso dão-nos evidências de como as políticas de governação continuam a criminalizar e a matar corpos negros e migrantes. Testemunhar violações de Direitos Humanos tão abjectas quanto essas, assistir à sua normalização para promover a impunidade dos seus responsáveis, e permanecer em silêncio é ser cúmplice. Nós resistimos, e convidamos todas as pessoas a fazer o mesmo. Subscrevam a partir dos links abaixo partilhados.
Celebrar 2025 no B.Leza, com a banda Monte Cara e a voz de Lucibela
A noite da Passagem de Ano – de terça para quarta-feira – vive-se no palco do B.Leza, a partir das 22h30, na companhia da banda Monte Cara, que convidou a cantora Lucibela para um concerto que se adivinha memorável. Este é um regresso da artista cabo-verdiana ao emblemático clube, onde foi cantora residente, antes de gravar o primeiro álbum, intitulado “Laço Umbilical”.
O último jantar do ano serve-se na Casa Mocambo, ao som do semba e do reggae
Os artistas Chalo Correia e Orlando Santos asseguram a música de Fim de Ano na Casa Mocambo, que no próximo dia 31, às 19h, abre portas para o último jantar de 2024. A reserva é obrigatória, e pode ser feita até às 17h do próprio dia. A festa vai ocupar os dois pisos do espaço: na sala teremos Chalo Correia, e no salão Orlando Santos.
O Ano Novo que se festeja na Associação Caboverdeana de Almada
A Cretcheu - Associação Caboverdeana de Almada, prepara a entrada em 2025 com muita animação e em ambiente familiar. O programa começa às 22h da próxima terça-feira, 31, e promete estender-se até às 6h.
À beira do rio Tejo, promove-se glamour para a Passagem de Ano
A discoteca MOME, celebrizada noutros tempos como Kapital, convida para “a mais glamorosa Passagem de Ano”, a iniciar por um jantar de gala, que poderá ser digerido em várias pistas de dança. As portas abrem às 20h, exclusivamente para quem reservou jantar, e, a partir das 23h, soltam-se as danças.
O primeiro samba de 2025 traz feijoada e esperança
O primeiro dia de 2025 celebra-se com samba, feijoada e esperança, no Village Underground Lisboa. A partir das 15h, a Roda do colectivo Viva Samba Lisboa abre-se a quem se queira juntar, e junta ao programa aquela que muitos consideram ser “a melhor feijoada” brasileira da capital portuguesa: d’ A Tia de Lisboa.
Recolha de alimentos para garantir que o Natal chega a mais famílias
Na próxima terça-feira, 17, das 10h às 19h, o Centro de Recursos DLBC Lisboa, localizado no Bairro Padre Cruz, transforma-se no ‘quartel-general’ de “uma campanha solidária para apoiar famílias em situação de vulnerabilidade durante o Natal e nas primeiras semanas de 2025”.
A vida de Justino Delgado deu um livro, e isso sobe ao palco
O livro "O Rei Imbatível - Caminhos Árduos de Juju”, da autoria de Eliseu Banori, vai ser lançado na sexta-feira, 20, às 17h, na Associação Caboverdiana, em Lisboa. A obra dá-nos a conhecer a história do cantor guineense Justino Delgado, que, no dia seguinte, 21, celebra o lançamento em palco, num concerto com início às 22h, no concelho de Loures, no qual será acompanhado pela sua banda DOCOLMA.
“Uma Maravilhosa Supernova” brilha no palco com os Dixit
O Restaurante Areias da Telha, na praia da Fonte da Telha, na Costa de Caparica, recebe na próxima sexta-feira, 20, a partir das 22h, a apresentação do álbum “Uma Maravilhosa Supernova”, que marca o regresso dos Dixit aos estúdios, após um interregno de quase 12 anos.