ARTIGOS
“Alma Ancestral: Arte Etnográfica Africana”, para ver em exposição
Inaugurada no passado dia 14 de Novembro, a exposição “Alma Ancestral: Arte Etnográfica Africana”, pode ser visitada até ao próximo dia 14 de Dezembro, na Biblioteca / Espaço Cultural Cinema Europa, em Campo de Ourique. A mostra, organizada em parceria com a galeria Afrika Infinity, reserva-nos, para este 30 de Novembro, às 18h, uma visita-guiada de acesso gratuito, embora sujeito à lotação do espaço.
“Áfrika”, da kontadera Ilda Vaz, ganha vida em videoclip
O Mbongi67, em Queluz, acolhe sábado, 30 de Novembro, às 18h, o lançamento do videoclip da canção "Áfrika", que marca a estreia discográfica de Ilda Vaz. Desde o início de Setembro disponível nas plataformas digitais, “Áfrika” dá expressão artística a um de muitos episódios racistas que a kontadera viveu e vive desde a infância, período marcado por uma viagem no “barco da escravatura”.
“Morna – Identidade e Literatura em Cabo Verde”, para folhear
Investigadora em Estudos Literários, Geni Mendes de Brito apresenta, no próximo sábado, 7 de Dezembro, às 16h30, no CCCV – Centro Cultural Cabo Verde, em Lisboa, o livro “Morna, Identidade e Literatura em Cabo Verde”.
Clube dos Poetas Vivos traz-nos as letras de Ellen Lima Wassu
Espaço “para conversar e ouvir poesia”, o Clube dos Poetas Vivos reúne-se uma vez por mês, permitindo-nos conhecer novos criadores. Desta vez, o encontro, com coordenação de Teresa Coutinho, está marcado para o próximo dia 7 de Dezembro (sábado), às 16h, no Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, e reserva-nos uma ligação a Ellen Lima Wassu.
A tradição e a modernidade de Cabo Verde sobem ao palco com Dieg
Na antecâmara da preparação do seu primeiro álbum, o cantor e compositor cabo-verdiano Dieg apresenta, no próximo dia 6 de Dezembro, a partir das 22h30, no palco do B.Leza, em Lisboa, um espectáculo inédito.
O legado de José Afonso celebra-se com música
A Associação José Afonso celebra este sábado, 23, no Fórum Lisboa, a partir das 17h, o seu 37.º aniversário, com o espectáculo “Sem muros nem ameias”.
Marcha pelo fim da violência contra as mulheres
Na próxima segunda-feira, 25, às 18h, várias organizações feministas saem à rua para gritar bem alto: fim à violência machista. A denominada “Marcha pelo Fim da Violência contra as Mulheres” parte, à semelhança de anos anteriores, do Largo do Intendente em direcção ao Largo de São Domingos, no Rossio.
Workshop de dança com o ritmo e a musicalidade do Mestre Petchú
O B.Leza, em Lisboa, recebe no próximo domingo, 24, o workshop “Ritmo e musicalidade com o Mestre Petchú”. Com início às 19h, e duas horas de duração, a proposta, em que a kizomba dita a passada, promete “batidas marcantes e melodias cheias de sentimento, criando uma conexão única na dança”.
A liberdade de “Sonhos de cor” proposta por Welket Bungué
O Cinema Ideal, em Lisboa, exibe este sábado, 23, às 19h, a trilogia “Sonhos de Cor”, de Welket Bungué, que reúne as suas curta-metragens Bastien (2016), Arriaga (2019) e Prima ku Lebsi (2024), esta última em ante-estreia. “É um trabalho audiovisual que questiona o nexo de Liberdade. Liberdade para decidir ou liberdade para fazer”, descreve o realizador, que, pela primeira vez, apresenta essas três obras ao público, de forma sequencial.