ARTIGOS
S. Tomé - da Escravatura ao trabalho forçado por contrato
O Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras, recebe na próxima sexta-feira, 18 de Outubro, às 17h, o lançamento do livro “Trabalho Forçado no Arquipélago de São Tomé e Príncipe: os Serviçaes”, da autoria da diplomata Natália Umbelina, antiga ministra são-tomense dos Negócios Estrangeiros e Comunidades.
Encontro a quatro “Na solidão dos campos de algodão”
Depois da estreia em Lisboa, o espectáculo “Na Solidão dos campos de algodão”, encenado por Zia Soares, sobe ao palco do Fórum Cultural José Manuel Figueiredo, no município Moita, distrito de Setúbal, no próximo dia 18 de Outubro, às 21h30.
Fortuna são-tomense nos cofres da Misericórdia
Apresentada, entre referências históricas, como “Dona negra, de alma branca”, “Dama Negra da Ilha dos Escravos”, “Proprietária, negociante de açúcar e mecenas da Misericórdia”, ou simplesmente “Dona Simoa”, a são-tomense Simoa Godinha é uma das figuras que ajudam a contar a longa história da presença negra em Portugal. Detentora de um património invejável, Dona Simoa deixou uma fortuna à Misericórdia de Lisboa, cidade central na sua trajectória, que revisitamos com a reedição deste artigo, originalmente publicado sob o título: “A são-tomense que deixou uma fortuna em terras e jóias à Misericórdia de Lisboa”.
Profissionais de saúde no combate ao racismo obstétrico
Se é médico(a) obstetra, enfermeiro(a), parteira, doula, fisioterapeuta, psicólogo(a), assistente social, ou estudante em áreas da saúde, saiba que esta proposta foi construída à sua medida. Durante 12 horas dos dias 12, 20, 26 e 27 de Outubro, especialistas da SaMaNe - Associação Saúde das Mães Negras e Racializadas em Portugal vão ministrar o “Curso de Actualização sobre Racismo Obstétrico para Profissionais”, 100% online.
A interculturalidade que nos aproxima, em forma de festival
A interculturalidade volta a ditar o ritmo do festival Lisboa Mistura que, no próximo domingo, 13, está de regresso para mais uma edição. Desta vez no Capitólio, o programa “reúne projectos musicais de diferentes diásporas que habitam Lisboa, dando visibilidade e estimulando a inclusão de pessoas e comunidades, contribuindo para uma cidade aberta e plural”.
“Missão Dimix” lançada em Lisboa, para chegar a S.Tomé
O auditório da UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, situado na zona lisboeta de Belém, recebe amanhã, 10, entre as 17h e as 19h, o lançamento do livro “Missão Dimix - As crianças salvam e protegem a vida marinha”. Da autoria de Mirian de Deus, a obra, segundo se antecipa na mensagem de divulgação, pretende “dar maior visibilidade e apoio à Missão Dimix, que tem por objecto a promoção e defesa dos Direitos Humanos, especialmente das crianças e jovens em São Tomé e Príncipe”.
Sábado Crioulo, para desfrutar à mesa do Fam Kitchen
A pedido de muitos clientes, o restaurante “The Fam Kitchen”, em Lisboa, inaugura, no próximo dia 12, o “Sábado Crioulo”. A iniciativa, explicam os seus promotores, serve-se com “pratos cabo-verdianos, cheios de alma e tempero”, e também “feitos com amor”.
Celebrar a cultura guineense, com o projecto Marimba
O projecto Marimba, “de valorização internacional da produção musical em Angola, Guiné-Bissau, Moçambique e Timor-Leste”, promove no próximo sábado, 12, às 21h, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa, uma noite dedicada à cultura guineense.
Declaração Panafricanista de Lisboa - Cabral Sempre!
Neste ano em que se assinala o centenário do nascimento de Amílcar Cabral, nascido a 12 de Setembro de 1924, as iniciativas para celebrar o seu legado multiplicaram-se um pouco por todo o mundo. Em Lisboa, assistimos, no passado dia 21, à realização da “1.ª Marxa Cabral em Portugal”, em homenagem ao papel fundamental que o líder histórico desempenhou nas Independências.