ARTIGOS
Conectar, com três mulheres negras
O ciclo de programação de discurso promovido pelo TBA - Teatro do Bairro Alto, em Lisboa, regressa esta quarta-feira, 2 de Outubro, às 18h30, trazendo uma conversa que junta a curadora e produtora cultural Cindy Sissokho, a dinamizadora e consultora artística Ekua Yankah, e a escritora e artista Gisela Casimiro. Com curadoria de Melissa Rodrigues, este encontro entre mulheres negras propõe “reflectir nas conexões transatlânticas e nas relações entre artistas e intelectuais da Diáspora africana”.
Juninho Loes em Lisboa com a força do cabelo afro, para elevar no AfroRise
Idealizado por Poly Ferreira, o AfroRise estreia-se amanhã, 15, em Lisboa, com uma tarde de palestras, e a presença do educador capilar brasileiro Juninho Loes. A entrada é grátis.
Vanessa Fernandes faz filmes, e isso representa-nos com muitos mundos
Nascida na Guiné-Bissau, a realizadora Vanessa Fernandes cresceu entre a França e Macau, antes de se fixar em Portugal. Hoje está n’ O Lado Negro da Força. A partir das 21h.
Afrolink e Bantumen juntas para “Pôr a diversidade na agenda jornalística”
No próximo dia 28, às 16h, o Goethe-Institut, em Lisboa, recebe a conversa “Pôr a diversidade na agenda jornalística”, no âmbito da programação da MediaCon. Nós vamos! A entrada é livre.
As cartas que trazem Djamila Ribeiro a Portugal, para ler em quatro actos
A filósofa política e activista brasileira Djamila Ribeiro está de volta a Lisboa, para apresentar a edição portuguesa de “Cartas para a minha avó”, recém-publicado pela Caminho.
10 de Junho assinalado nos Açores com exibição do documentário “Alcindo”
O documentário “Alcindo”, de Miguel Dores, é exibido hoje, 10, às 19h, no Recreio dos Artistas, na cidade açoriana de Angra do Heroísmo. Seguido de debate, e com entrada livre.
Educação, políticas públicas e reparação histórica, com redes anti-racistas
A Escola Básica do Castelo, em Lisboa, acolhe amanhã, 8, das 9h às 12h, o seminário “Tecendo redes antirracistas Brasil e Portugal: educação, políticas públicas e reparação histórica”.
Plano do Governo para as Migrações higieniza retórica racista - comunicado
O SOS Racismo expõe, em comunicado, porque é que o Plano de Acção para as Migrações do Governo é um "retrocesso e um ataque aos direitos humanos das pessoas migrantes”.
Inquérito sobre “Racismo Quotidiano em Portugal” – da agressão à insurgência
O Inquérito para diagnóstico prévio: "Racismo quotidiano em Portugal" pretende expor uma realidade ainda pouco estudada: a das micro-agressões racistas. Preencha e divulgue!