ARTIGOS
O caminho português para a militância marxista-leninista de Priscila Valadão
Brasileira nascida na Alemanha, Priscila Valadão confrontou-se em Portugal com uma nova identidade: a de pessoa racializada. Hoje em foco n’ O Lado Negro da Força.
A presença africana em Lisboa que se descerra em 20 placas e um busto
A Batoto Yetu Portugal inaugura no próximo sábado, 13, às 15h, no Largo São Domingos, em Lisboa, 20 placas toponímicas sobre a presença africana na capital lusa. Vamos!
“Monumento Catástrofe” – um guia de Portugal ainda por destapar
O documentário “Monumento Catástrofe”, disponível para visionamento online gratuito, guia-nos numa viagem por um Portugal de más memórias. Nomeadamente coloniais.
Batukadeiras Bandeirinhas da Boba em palco, com a missão de Zeca Afonso
O Auditório Camões, em Lisboa, recebe hoje, 4, a partir das 19h, a actuação das Batukadeiras Bandeirinhas da Boba, inserida no ciclo “Venham Mais 6", da Associação José Afonso.
O dinheiro pode não esticar, mas vale mais assim: a cuidarmos uns dos outros
A trabalhar como fotógrafo há 10 anos, o nosso companheiro de tantas lutas, Carlos Alvarenga, precisa de apoio enquanto recupera de tratamentos a um tumor. Esta campanha é para isso.
2023 de criminalização do anti-racismo, com um ponto terminal parágrafo
O ano está a terminar e, como manda a praxe, pesamos não apenas os excessos de Natal, mas também os altos e baixos dos dias de mais um calendário. A luta continua!
O Lado Negro da Força despede-se de 2023, com uma emissão especial
O Lado Negro da Força mantém a tradição da quadra festiva, e apresenta hoje, às 21h, uma emissão especial de fim de ano. Com uma retrospectiva de 2023 e um olhar para 2024.
Entrar em 2024 a festejar o 25 de Abril, percorrendo sons e sabores africanos
A Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, convida-nos a entrar em 2024 com a festa “50 anos depois, o 25 de Abril é amanhã”. Para celebrar das 21h de domingo, 31, até às 6 horas do 1.º de Janeiro.
Celebrar a família, a comunidade e a cultura além do Natal, com Kwanzaa
Se os dias 24 e 25 de Dezembro marcam o calendário com as festividades de Natal, os sete dias seguintes são dedicados aos valores e princípios Kwanzaa. Celebremos!