ARTIGOS
Inquieta e revolucionária, Solange Salvaterra Pinto tem a palavra
Apresenta-se como “inquieta, revolucionária e às vezes desconcertante”. Nascida em São Tomé e Príncipe em 1974, Solange Salvaterra Pinto é a convidada que se segue n’ O Lado Negro da Força.
Mapear Afro-empreendedores e os seus negócios – Porquê? Para quê?
“A falta de diversidade e equidade está a custar talento, inovação e retorno financeiro ao ecossistema português”, lembra Fernando Cabral, da Djassi Africa, que traz um plano de mudança.
Pioneiro contra o “crime da colonização”, M. Domingues fez da escrita arma
A Câmara de Lisboa acolhe hoje, 18, a partir das 18h30, uma sessão evocativa de Mário Domingues, por ocasião dos 100 anos de publicação “Para uma História da Colonização Portuguesa”.
Balas policiais que mataram Tony ficaram ‘perdidas’, mas não esquecidas
O próximo domingo, 17, é dia de homenagear a memória de Manuel António Tavares Pereira, assassinado a 20 de Junho de 2002 durante uma intervenção policial na Bela Vista, em Setúbal.
Os tambores de ‘guerra’ que acompanham a morte do “Arquitecto da Paz”
Quase uma semana após a morte de José Eduardo dos Santos, permanece a incerteza sobre o local do enterro, alvo de uma disputa judicial. Comentamos mais logo n’ O Lado Negro da Força.
A luta anti-racista de Lara Paquete dá-nos pesquisa e acção comunitária
Lara Paquete vive no Reino Unido há 14 anos, onde se desdobra em papéis que convergem para a mesma causa: o combate ao racismo. Ouvimo-la amanhã, n´O Lado Negro da Força.
Inscrições abertas para a Feira Afro Empreendedora, no Porto
Com música, dança e expositores de várias áreas, a próxima edição da Feira Afro Empreendedora acontece no dia 23 de Julho, das 15h às 21h. Como sempre no Porto, mas agora em nova morada.
“Colonialismo Digital - por uma crítica hacker-fanoniana” – o livro e debate
Recém-lançada no Brasil, a obra “Colonialismo Digital - por uma crítica hacker-fanoniana” está a ser divulgada em Portugal, com a presença dos autores Deivison Faustino e Walter Lippold.
Rap Crioulo na Casa Independente, em mais uma noite de luta anti-racista
Pelo quarto mês em palco, a FIDJU-FEMA regressa amanhã à Casa Independente, em Lisboa, para mais uma noite de música. Desta vez com o rap crioulo a comandar as hostes.