ARTIGOS
Como a diversidade étnica influencia o crescimento económico?Abra-se a tese
Economista e professor universitário, Pedro Albuquerque Dias é o próximo convidado d' O Lado Negro da Força, com investigação sobre o impacto económico da diversidade étnica.
|Pê|, o prefixo que convoca a transmutar discriminação em humanização
O projecto |Pê| une artistas, músicos, sociólogos, académicos, escritores e curadores numa peça de teatro que coloca no centro quem é sistemática e sistemicamente afastado para as margens.
Domingo estamos no Mercado Afrolink, o nosso encontro de negócios
No próximo domingo, 5, regressamos ao espaço P.R.A.Ç.A., no Rato, para a 10.ª edição do Mercado Afrolink. Até lá, recordamos as imagens que marcaram o último encontro.
As vozes que atravessam o rio e rompem margens, por uma Lisboa igualitária
“Entre margens: vozes que atravessam o rio” é uma performance sonora que pode ser escutada amanhã, 28, no âmbito da festa do projecto “ReMapping Memories", do Goethe-Institut Portugal.
A grande maldição do homem branco, mascarada de teoria da substituição
Amedrontado pela possibilidade de o feitiço se virar contra o feiticeiro, o homem branco apoia-se na teoria da grande substituição. Comentamos mais logo n’ O Lado Negro da Força.
Psicologia e diversidade: o poder de Shenia Karlsson contra a discriminação
“Negra, mulher, imigrante, activista no âmbito da saúde mental, comprometida com uma clínica psicológica que acolha a diversidade”, assim se apresenta Shenia Karlsson.
Amizade, raça, racismo, império e memória na nova obra de Joaquim Arena
O livro “Siríaco e Mister Charles”, de Joaquim Arena, é lançado na próxima quinta-feira, 26, às 18h30, na Ler Devagar, em Lisboa. Traz consigo “uma história entre Portugal e Cabo Verde no século XIX”.
O movimento negro em Portugal de 1911 a 1933, apresentado em exposição
A Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, inaugura na próxima quarta-feira, 25, às 16h, a exposição "Para uma história do movimento negro em Portugal, 1911-1933". O acesso é livre.
Últimos dias para seguir viagem no périplo literário de Paulina Chiziane
A escritora moçambicana Paulina Chiziane, vencedora do Prémio Camões 2021, termina amanhã, 21, o tour literário em Portugal, iniciado na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.