ARTIGOS
Racismo não é opinião, é crime, e estes casos provam que não tem de ficar impune
Duas notícias desta semana trazem-nos o reconhecimento de que a liberdade de expressão não pode servir de álibi para pactos de agressão. Analisamos mais logo n’ O Lado Negro da Força.
A afinação de Khira para unir nações pela música, com “a voz do coração”
Nascida e criada em Portugal, a cantora Khira Gomes tem ascendência são-tomense e cabo-verdiana, mas não limita o sentimento de pertença à geografia do seu mapa familiar.
Vêm aí as noites FIDJU-FEMA, com a luta anti-racista em palco
As noites FIDJU-FEMA preparam-se para chegar à Casa Independente, em Lisboa, para nos oferecer boa música e apoiar a luta anti-racista. O 2 em 1 cumpre-se com concertos mensais.
“Luta anticolonial e anti-racista” no ciclo de conversas do Ato (DES)colonial
O auditório do Museu do Aljube, Resistência e Liberdade, em Lisboa, recebe amanhã, a partir das 17h30, um debate sobre “Luta anticolonial e antirracista”. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição.
Agora que encontrámos a liberdade, o que vamos fazer com ela?
Patente no Hangar- Centro de Investigação Artística, situado em Lisboa, a mostra "Now that we found freedom, what are we gonna do with it?” pode ser visitada até 12 de Maio.
Amanhã é Dia da Mãe Negra em Oeiras, uma iniciativa do coletivo SaMaNe
O Bairro dos Navegadores, em Oeiras, acolhe amanhã, 9, a partir das 11h, um encontro entre mães e grávidas negras e afrodescendentes, organizado pelo SaMaNe.
Racismo e assédio sexual na “lei” dos professores da Faculdade de Direito de Lx
Docentes da faculdade de Direito da Universidade de Lisboa são acusados de assédio moral e sexual, sexismo, xenofobia racismo, xenofobia e homofobia, caso em análise n' O Lado Negro da Força.
Ângelo Torres e a arte de contar e representar histórias em directo
Ângelo Torres é actor e contador de histórias, percurso que ganhou visibilidade com a novela “A única mulher”, e que amanhã está em destaque n’O Lado Negro da Força.
Um programa para trazer maior diversidade étnico-racial aos media
O jornal Público criou um programa de formação profissional em que são valorizados candidatos oriundos de comunidades étnico-raciais menos representadas nas equipas de jornalistas.