ARTIGOS
Cicatrizes da História na vida de Nina Simone, em “O Silêncio e o Medo”
Reconhecida com uma das maiores vozes da História, Nina Simone inspirou o francês David Geselson a criar “O Silêncio e o Medo”, espectáculo que sobe ao palco do D. Maria II na próxima semana.
Humilhação, depressão, perda do útero, racismo - Hospital de Cascais na Justiça
Ana do Vale (nome fictício) está a receber tratamento psiquiátrico e teve de ser submetida a uma cirurgia para retirada do útero. Responsabiliza o Hospital de Cascais, seu empregador.
O Calendário Feminista Negro para celebrar 2022, e honrar a nossa História
A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as oferece-nos o Calendário Feminista Negro 2022, criado “para celebrar o novo ano, visibilizando datas importantes” para mulheres negras.
O que as pessoas migrantes trazem na mala? É fixe, e está à vista
O projecto #Migramyths - Desmistificando a Imigração, promovido pela Casa do Brasil de Lisboa, lançou esta semana a campanha “É fixe o que as pessoas migrantes trazem na mala”.
Mortos e vivos numa dança das florestas com força Nobel e arte GRIOT
A peça “Uma Dança das Florestas”, do nigeriano Wole Soyinka, estreia-se no São Luiz, em Lisboa, no próximo dia 12 de Janeiro. Com encenação de Zia Soares e produção do Teatro GRIOT.
A voz eterna de Desmond Tutu: "Eu gostaria de me calar, mas não posso”
Os 90 anos de vida de Desmond Mpilo Tutu, falecido ontem, 26, contam-se pelos fervorosos combates que travou pelos Direitos Humanos, em particular a luta contra o apartheid.
Celebrar a família, a comunidade e a cultura além do Natal, com Kwanzaa
Se os dois próximos dias, 24 e 25 de Dezembro, marcam o calendário com as festividades de Natal, os sete dias seguintes são dedicados aos valores e princípios Kwanzaa. Celebremos!
“Na Pó di Spéra: entre o apagamento e a resistência” – remapeando memórias
De volta ao site “ReMapping Memories Lisboa-Hamburg”, encontramos uma reflexão sobre "bairro", construída a partir de uma Amadora entre a Estrada Militar, Santa Filomena e Encosta Nascente.
A “Prisão Política” que dá acesso a um dos capítulos recentes de Angola
O livro "Prisão Política", de Sedrick de Carvalho, é lançado amanhã, 22, às 16h, na Biblioteca Municipal Palácio dos Coruchéus, em Lisboa. Com apresentação do sociólogo Manuel Dias dos Santos.