ARTIGOS
Lázaro Ramos traz a Lisboa o legado de Ruth de Souza para folhearmos
Popularizado como actor e também como apresentador, Lázaro Ramos destaca-se igualmente pela assinatura literária, inaugurada em 2010, com o livro infantil “A Velha Sentada”. Quinze anos depois, o multifacetado artista brasileiro conversa sobre a sua já extensa produção editorial, na próxima quarta-feira, 1 de Outubro, às 19h, na livraria Travessa, em Lisboa.
“Memórias Aparições Arritmias” em diálogo poético
O Salão Nobre do Palácio Baldaya, em Benfica, recebe no próximo sábado, 4 de Outubro, às 18h30 “um diálogo poético entre Yara Nakahanda Monteiro e João Fernando André”, a partir da obra “Memórias Aparições Arritmias”, da autoria da escritora.
Independência da Guiné-Bissau celebrada em Lisboa, com literatura, música e cinema
O livro “Amílcar Cabral: Um Nacionalista e Pan-Africanista Revolucionário”, da autoria de Peter Karibe Mendy, é apresentado no próximo dia 24 de Setembro, às 18h30, na Biblioteca de Alcântara – José Dias Coelho, em Lisboa, no âmbito da celebração dos 52 anos de Independência da Guiné-Bissau, promovida pela Casa da Cultura da Guiné-Bissau.
Djamila Ribeiro em Lisboa, à conversa sobre “Cartas para a Minha Avó”
A Livraria da Travessa, no Príncipe Real, em Lisboa, apresenta, na próxima quarta-feira, 25 de Junho, às 19h, uma conversa com a autora, filósofa, activista social e educadora brasileira Djamila Ribeiro, a partir da sua obra “Cartas para a Minha Avó”.
“Saudades dos Tempos que Não Vivemos”, mas podemos ler
A Biblioteca Palácio Galveias, em Lisboa, recebe esta quinta-feira, 22 de Maio, às 19h, a apresentação do novo livro de Sedrick de Carvalho, que será conduzida pela escritora Branca Clara das Neves.
Herculano Mercês: o mestre de dança afrodescendente que faz História
O Palácio Pimenta, núcleo-sede do Museu de Lisboa, recebe amanhã, 14, às 18h, a apresentação do livro “A Balada de Herculano Mercês”, da autoria de Aristóteles Kandimba. A obra, de 2021, resgata uma figura para muitos ainda desconhecida: Herculano Mercês, músico e professor de danças de salão, que viveu na Lisboa oitocentista.
A tradição oral que se publica em Kaydara e se celebra na Casa Mocambo
A Casa Mocambo, em Lisboa, acolhe amanhã, 12, às 17h30, o lançamento da mais recente obra editada pela Falas Afrikanas. “Kaydara”, de Amadou Hampâté Bá, que se definia como “um graduado pela grande universidade da Palavra, instruído na sombra dos baobás”, vai ser apresentada com interpretações de Braima Galissá, Michel Té e Apolo de Carvalho. A entrada é livre.
“Jornal O NEGRO e o Movimento Negro da I República” em livro
O CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, recebe hoje, às 18h, a apresentação do livro “Jornal O NEGRO e o Movimento Negro da I República”, do economista Jorge Fonseca de Almeida. Publicado pela Nimba Edições, o título vai ser apresentado pela socióloga Ângela Coutinho, doutorada em História da África Negra pela Sorbonne.
A "Dor d' Alma" que se revela na nova obra de Zézinha Alfama
“Afinal, os homens sofrem?”. Depois de ter sido desafiada a escrever sobre os pesares masculinos, na obra “Coração Livre”, a autora cabo-verdiana Zézinha Alfama volta a mergulhar no universo emocional com “Dor d’ Alma”. O livro vai ser lançado na quarta-feira, 19, às 18h30, no CCCV – Centro Cultural Cabo Verde.