ARTIGOS
Ângelo Torres e a arte de contar e representar histórias em directo
Ângelo Torres é actor e contador de histórias, percurso que ganhou visibilidade com a novela “A única mulher”, e que amanhã está em destaque n’O Lado Negro da Força.
A música de Orlando Pantera em movimento, no palco do CCB
O grande auditório do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa, recebe, este fim-de-semana, a estreia do espectáculo “Pantera”, de homenagem ao músico cabo-verdiano, falecido há 21 anos.
O racismo que nos cerca, num abrir e fechar de fronteiras europeias
A pronta e robusta mobilização de meios para acolher, na Europa, os refugiados que estão a fugir ao conflito na Ucrânia contrasta com as violentas cargas policiais contra refugiados africanos.
Democracia e anti-racismo no grande ecrã, pela arte de mulheres negras
O colectivo Nêga Filmes apresenta uma sessão de cinema dedicada à criação negra e feminina. O programa exibe-se quinta-feira, 17, às 19h, no Grupo Desportivo da Mouraria, em Lisboa.
Conversar sobre “Mulheres e Resistências” na extensão do Ato (DES)colonial
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade acolhe amanhã, 15, a partir das 17h30, a conversa “Mulheres e resistências”, inserida na programação paralela à exposição Ato (DES)colonial.
O passado colonial português às voltas de uma cabeça de marfim
No palco do Teatro do Bairro, em Lisboa, até à próxima quinta-feira, 17, a peça “A Minha Cabeça” “retrata o espólio colonialista de uma família no pós-25 de Abril, no regresso a Portugal”.
Identidades trocadas, vida roubada: o estranho caso de António T. Gomes
Depois de bater à porta de várias entidades portuguesas, luxemburguesas, cabo-verdianas e da União Europeia, António Tavares Gomes recorre às redes sociais para exigir Justiça.
“Do luto à luta” – sábado saímos à rua por Daniel, Danijoy e Miguel
As famílias de Danijoy, Daniel e Miguel, três reclusos que morreram na prisão em condições suspeitas, apelam à mobilização para uma manifestação no próximo sábado, 12, às 14h.
As fronteiras que salvam e condenam vidas, num mapa da cor do racismo
Nem perante as evidências de uma selecção racial de humanos na fuga à guerra na Ucrânia há um reconhecimento veemente de que o racismo mata, tema em análise n' O Lado Negro da Força.