ARTIGOS
A selecção racial da espécie humana - a guerra que não importa ver?
Saímos de um passado em que a máxima “Whites-only” tinha força jurídica, para um presente em que somos todos iguais perante a lei, mas na prática vivemos sob a norma “Whites first”.
Experimentar a educação anti-racista na teoria e na prática
O grupo EducAR inicia amanhã, 28, a terceira turma de educação anti-racista, aprofundando uma abordagem que entrelaça teoria e prática. A formação vai decorrer em formarto virtual.
Um retrato da pandemia com género, imigração e pertença étnico-racial
Em pré-venda até à próxima segunda-feira, 28, o livro “Gênero e Imigração: retrato das brasileiras em Portugal durante a pandemia da Covid-19” resulta de uma iniciativa da Plataforma Geni.
O que nos faz sentir profundamente vivos? Virgílio Varela facilita respostas
Consultor e formador com experiência em diversas metodologias e sistemas de capacitação de grupos e organizações, Virgílio Varela recebe-nos amanhã, a partir das 18h30, na Culturgest.
A galeria de arte a céu aberto que nos dá as boas-vindas à Quinta do Mocho
Com mais de 110 criações artísticas estampadas em edifícios, a Quinta do Mocho, em Sacavém, popularizou-se por apresentar a maior galeria de arte urbana a céu aberto da Europa.
“Escravatura e trabalho forçado” nas conversas de “Ato (DES)colonial”
O Museu do Aljube, Resistência e Liberdade, em Lisboa, promove, na próxima terça-feira, 22, a partir das 17h30, uma conversa com o mote “Escravatura e trabalho forçado”.
Migração, racismo, segurança e interseccionalidade para investigação
Nascida em Cabo Verde há 29 anos, Jassica Tavares é investigadora, e está a fazer o doutoramento em Direito e Segurança, depois de concluir a licenciatura e o mestrado em Criminologia.
Amílcar Cabral ka mori: “A hora é de acção, não de palavras”
Neste 20 de Janeiro em que se assinala o 49.º aniversário do assassinato de Amílcar Cabral, republicamos a transcrição do seu último discurso, proferido a 1 de Janeiro de 1973.
Na vida de Fernando Cabral o reggae marca o ritmo – e o apelido a História
Descende de uma linhagem que marcou o curso da História africana, mas é na música que Fernando Cabral imprime a sua assinatura profissional. Para conhecer n’ O Lado Negro da Força.