ARTIGOS
O “Ato (DES)colonial” que propõe revelar a resistência africana à ocupação lusa
O Museu do Aljube Resistência e Liberdade inaugura, na próxima quinta-feira, 20, às 15h, a exposição “Ato (DES)colonial”, patente até 12 de Junho, e que terá um ciclo de programação paralela.
“Porque deixei de falar com brancos sobre raça” – do livro à conversa
Recém-lançado em Portugal, o livro “Porque Deixei de Falar com Brancos sobre Raça”, dá o mote para uma conversa, na próxima quinta-feira, na livraria Tigre de Papel, em Lisboa.
O estilo de Alexa deu um blogue, as suas lutas dão-nos mais Direitos Humanos
Licenciada em Serviço Social e Mestre em Género, Sexualidade e Teoria Queer, Alexandra Santos desdobra lutas em defesa dos Direitos Humanos. Mais foi pelo estilo que se começou a destacar.
A voz eterna de Desmond Tutu: "Eu gostaria de me calar, mas não posso”
Os 90 anos de vida de Desmond Mpilo Tutu, falecido ontem, 26, contam-se pelos fervorosos combates que travou pelos Direitos Humanos, em particular a luta contra o apartheid.
Celebrar a família, a comunidade e a cultura além do Natal, com Kwanzaa
Se os dois próximos dias, 24 e 25 de Dezembro, marcam o calendário com as festividades de Natal, os sete dias seguintes são dedicados aos valores e princípios Kwanzaa. Celebremos!
A “Prisão Política” que dá acesso a um dos capítulos recentes de Angola
O livro "Prisão Política", de Sedrick de Carvalho, é lançado amanhã, 22, às 16h, na Biblioteca Municipal Palácio dos Coruchéus, em Lisboa. Com apresentação do sociólogo Manuel Dias dos Santos.
A ‘arte’ lusa de reduzir a obra de Grada Kilomba à palavra “racismo” – Carta Aberta
Mais de 100 nomes, entre subscritores, apoiantes, colectivos e pessoas individuais, juntam assinaturas numa carta aberta em solidariedade com Grada Kilomba. Em causa está a Bienal de Veneza 2022.
SOS Racismo: Imigrantes sequestrados e torturados por elementos da GNR
A SOS Racismo divulgou um comunicado, que publicamos na íntegra, sobre os mais recentes relatos de violência policial no país, desta vez envolvendo a GNR de Odemira.
Mercado Aberto do Livro em Lisboa, com a presença da Falas Afrikanas
Até ao próximo domingo, 19, o antigo Mercado do Rato, em Lisboa, acolhe mais de 60 chancelas, na primeira edição do MAL -Mercado Aberto do livro das editoras independentes.