ARTIGOS
Em Angola ou na diáspora, Kissamá faz da defesa dos Direitos Humanos destino
Activista de múltiplas causas, Tomás dos Santos de Castro, ou simplesmente Kissamá, é também criador de moda, e fundador de uma marca de roupa com cunho cultural: a “AfroKissamá”.
Contra o racismo educar, educar – a acção de Anizabela Amaral em directo
Anizabela Amaral é mãe de três rapazes mas não se limita a educar os filhos: está sempre a postos para explicar como podemos agir contra o racismo e outras formas de discriminação.
Os papéis e as lutas de Hoji Fortuna pela igualdade e dignidade humanas
Hoji Fortuna junta aos créditos na representação um papel activo na luta pela igualdade e dignidade humanas. Um dos temas de conversa amanhã, n’ O Lado Negro da Força.
Ao encontro do movimento afrofuturista, pela luta anti-racista de Nuna
Em 2019 era notícia com a peça “I will tell you in a minute”. Meses depois a sua voz anti-racista amplificava-se a partir do Instagram. Amanhã é dia de a ouvirmos n’ O Lado Negro da Força.
O mapa de Lisboa que rompe fronteiras coloniais, e se abre a novas memórias
Que vestígios da era colonial povoam Lisboa? Como descolonizar o espaço público? Seguimos pistas com o “ReMapping Memories Lisboa - Hamburg: Lugares de Memória (Pós)Coloniais”.
O contributo de Flávia para uma sociedade esclarecida, justa e tolerante
Licenciada em Jornalismo, Flávia Brito chegou a trocar a imprensa pelo marketing, antes de retomar a assinatura jornalística, no Gerador. Amanhã é dia de a ouvir n’ O Lado Negro da Força.
O voo poético e político de Jamila Pereira, com escala em Pablo Neruda
Desde os 18 anos em Inglaterra, Jamila concilia a prestação de cuidados geriátricos com estudos em Ciências Políticas e a publicação de poesia. E sonha com um projecto na Guiné-Bissau.
Jipangue: o coração que bate fora do peito de Kalunga, por um futuro melhor
Nascido em Angola há 26 anos, Emanuel Carlos, ou apenas Kalunga, encontrou no trabalho comunitário um caminho para mudar o futuro. Para conhecer amanhã, n’ O Lado Negro da Força.
A história esquecida da relação colonial entre Portugal e S.Tomé e Príncipe
A Culturgest, em Lisboa, recebe amanhã, 27, a partir das 18h30, o debate “Utopia Machim – Resistência no Lugar dos Tempos”, organizado em parceria com o Teatro GRIOT.