ARTIGOS
Escrever sentimentos e gritar realidades, no destino poético de Glória Sofia
Autora de cinco livros, onde se incluem páginas de poesia traduzidas em 15 línguas, Glória Sofia foi distinguida com o Prémio Unión Mundial de Poetas por la Paz Y la Libertad (UMPPL).
Valemos ouro, mesmo que nos queiram deportar - neste país vamos continuar
A caminho de mais uma emissão d’ O Lado Negro da Força, hoje com Danilo Cardoso como convidado, partilhamos uma reflexão que nos tem acompanhado nos últimos dias. Pela voz do nosso Zé Rui.
Danilo Cardoso conjuga o verbo educar com arte, e contra o racismo
História, Educação e Antropologia cruzam-se no destino de Danilo Cardoso, o convidado que se segue n’ O Lado Negro da Força. Para conhecer amanhã, a partir das 21h30.
A actualidade de um jornal com 110 anos, em foco n’ O Lado Negro da Força
O 110.º aniversário do primeiro número do jornal “O Negro: Órgão dos Estudantes Africanos de Lisboa” é comemorado esta noite, numa emissão especial d’ O Lado Negro da Força.
As almas dos brasões assinalados – entre a História e a Memória
A requalificação da Praça do Império, em Belém, reacendeu o debate sobre os símbolos históricos que povoam o nosso espaço público. Uma polémica para acompanhar n’ O Lado Negro da Força.
O orgulho cabo-verdiano de Any Delgado, em formato digital e activista
Nascida na ilha cabo-verdiana de São Vicente há quase 50 anos, a promotora cultural Any Delgado mostra o seu “Orgulho Nacional”, amanhã n' “O Lado Negro da Força”.
Jornal “O Negro” reeditado 110 anos depois - pelo direito à nossa memória
A 9 de Março de 1911, o primeiro número do jornal “O Negro” ganhava vida. 110 anos depois, Cristina Roldão, José Pereira e Pedro Varela resgatam-no, numa reedição com a Falas Afrikanas.
Evidenciar um conceito africano de pensamento, contra o ‘racismo científico’
Em “Filosofias Africanas: uma introdução”, Nei Lopes e Luiz Antonio Simas "contrariam o imperialismo intelectual eurocêntrico e questionam a posição em que a Europa é mestre e a África é discípula”.
“É preciso erradicar o racismo” – Carta de apoio a Mamadou Ba
Em resposta às recentes ameaças fascistas ao activista Mamadou Ba, várias vozes da luta anti-racista redigiram a carta “É Preciso Erradicar o Racismo”, subscrita por mais de 100 pessoas e 15 colectivos.