ARTIGOS
Os fantasmas escravocratas e o racismo institucional à solta no ecrã
O debate “A Influência da Escravatura no Sistema e o Racismo Institucional”, organizado por alunos, foi interrompido por ataques racistas. O tema vai estar em análise n’ O Lado Negro da Força.
Mulher, negra, imigrante, LGBTQI e pobre – as histórias de Neusa Pedro
Membro do Colectivo Levantados do Chão e presidente do Núcleo de Estudantes Africanos de Beja, Neusa Sousa, de 21 anos, é a convidada que se segue n’ O Lado Negro da Força.
31 minutos para Portugal encarar o racismo de frente – pare, escute!
O documentário “Olhares sobre o Racismo” deveria ser de visualização obrigatória, porque oferece a Portugal uma oportunidade de aprendizagem e reflexão sobre a relevância da luta anti-racista.
Um herói à portuguesa: “Matou crianças com requintes de crueldade”
As palavras do activista anti-racista Mamadou Ba tornaram-se, uma vez mais, o “álibi” de milhares de portugueses para cometerem “o crime perfeito”: o racismo em todos os graus.
Arte lusófona para os nossos ouvidos, pela voz de Victor Correia
Radialista, locutor, Mestre de Cerimónias, poeta e rapper, Victor Correia tem na voz o seu cartão-de-visita, que usa para promover artistas lusófonos. Vamos conhecê-lo n’ O Lado Negro da Força.
12 anos de agravo: A estranha condenação do militar Deisom Camará
O caso Deisom Camará, militar condenado a 12 anos de prisão por uma morte que nem sequer foi cabalmente classificada como homicídio, estará em análise n’ O Lado Negro da Força.
Pelo direito de ser “cidadã negra, e não uma negra acessoriamente cidadã”
Autora do livro “As Novas Identidades Portuguesas”, Patrícia Moreira encontrou na escrita um caminho para abordar as múltiplas expressões que o racismo assume na sociedade lusa.
60 anos do início da luta de libertação de Angola assinalados à lei da bala
A 4 de Fevereiro de 1961, Angola iniciava a luta armada que culminou com a Independência, a 11 de Novembro de 1975. Seis décadas depois, a celebração é assombrada pela repressão policial.
As outras vidas na história do jornalista João do Rosário vão dar que falar
Entrou para a universidade com planos de se tornar professor de Língua Portuguesa, e, “noutras vidas”, já foi fiel de armazém e vendedor. Hoje João do Rosário conta 27 anos de jornalismo.