ARTIGOS
O ódio racial que matou Bruno Candé vai continuar a matar, enquanto…
O assassinato de Bruno Candé foi motivado por ódio racial, considera o Ministério Público. O caso vai estar em análise logo, n´ O Lado Negro da Força, com Ariana Furtado como convidada.
No Castelo da professora Ariana Furtado há uma mala anti-discriminação
Professora do 1.º Ciclo e coordenadora da Escola Básica do Castelo, em Lisboa, Ariana Furtado, de 44 anos, é também uma voz activa no combate aos preconceitos. Para ouvir n´ O Lado Negro da Força.
Lumumba: “África escreverá a sua História, uma História de glória e dignidade”
A publicação “Chora, ó Negro, Irmão bem-amado” reúne três textos do herói da luta pela Independência do Congo. Um registo valioso, enriquecido pelas palavras de Amílcar Cabral.
Plano nacional de combate ao racismo aberto a consulta pública em Março
A criação do Grupo de Trabalho para a Prevenção e o Combate ao Racismo e à Discriminação, recém-divulgada pelo Governo, será um dos temas em destaque mais logo n’O Lado Negro da Força.
“Ser cigano é sonhar e construir um mundo melhor” - Bruno G. mostra como
Dirigente da Associação Cigana Letras Nómadas, Bruno Gonçalves, de 44 anos, soma à liderança a participação política. Vamos conhecê-lo melhor amanhã, n’O Lado Negro da Força.
bell hooks: Numa sociedade racista, a recuperação está no acto e arte de amar
O ensaio “Living to Love”, de bell hooks, oferece uma reflexão fundamental sobre as barreiras emocionais – e não apenas materiais – que a escravatura e o colonialismo criaram às famílias negras.
Comediante, viajante, militante dos Direitos Humanos…ou apenas “idiota”
“Os Direitos Humanos são uma coisa mais ou menos decente pelas quais nos devemos bater”, diz-nos Diogo Faro, antes de se juntar à primeira emissão do ano do Lado Negro da Força.
Em ano de máscaras e da “moda do racismo”, vestimo-nos de vidas negras
Desde 29 de Junho online, por esta morada já passaram mais de 150 histórias. Podemos encontrar algumas na página de perfis, sempre aberta a novos rostos. Por uma maior representatividade negra.
Hoje é Natal n' o Lado Negro da Força, e celebramos com Kwanzaa
Antecipamos a emissão especial de Natal d´O Lado Negro da Força, para ver a partir das 21h30, com uma proposta de tradição pan-africanista. Bem-vindos ao modo Kwanzaa de celebrar!