ARTIGOS
Para uma História de África “livre de estereótipos e do olhar estrangeiro”
A Colecção “História Geral da África”, lançada pela UNESCO e disponível para download gratuito, oferece-nos oito volumes de uma herança pouco ou nada estudada. Essencial!
A negação do racismo em Portugal, que ecoa de um podcast britânico
O podcast da jornalista britânica Afua Hirsch, intitulado “We Need to Talk About the British Empire”, trouxe à luso-angolana Alice Marcelino ecos da problemática racial em Portugal.
Quem tem medo do feminismo negro? – romper a máscara do silêncio
A obra “Quem tem medo do feminismo negro?”, da autora brasileira Djamila Ribeiro, é um contributo essencial para quebrar a “máscara de silêncio”, que continua a tentar oprimir vozes negras.
"Rastros de Resistência – Histórias de luta e liberdade do povo negro”
A obra “Rastros de Resistência – Histórias de luta e liberdade do povo negro”, do autor Ale Santos, apresenta-nos narrativas de homens e mulheres que devem ser reconhecidos como heróis.
Ser, mas não parecer racista: como despachar o despacho da PSP?
As “normas relativas ao aprumo, apresentação e uso de uniforme” da PSP vão estar em debate a partir das 21h30, n’ O Lado Negro da Força, o talk-show online de todas as quintas-feiras.
Todos ao Mocambo! Ao encontro de música, culinária e literatura africana
O restaurante e espaço cultural Casa Mocambo, em Lisboa, promove três dias de encontros musicais, gastronómicos e literários, com sabores, artistas e autores africanos e afrodescendentes.
Quinta-feira é dia de juntarmos vozes no “Lado Negro da Força”
O Afrolink integra, desde a semana passada, “O Lado Negro da Força”, talk-show que, todas as quintas-feiras, projecta vozes historicamente silenciadas, e histórias sistemicamente invisibilizadas.
“Rapariga, Mulher, Outra”, entre personalidades de uma identidade negra
Livro de ficção do ano nos British Book Awards 2020, vencedor do Man Booker Prize de 2019 e indicado para vários outros prémios literários, “Rapariga, Mulher, Outra”, chega agora a Portugal.
O que torna uma piada racista? A obra “Racismo Recreativo” explica
Lembra-se do caso Bernardo Silva? O livro “Racismo Recreativo”, do advogado brasileiro Adilson Moreira, mostra-nos como algumas “brincadeiras de amigos” devem ser levadas muito a sério.