ARTIGOS
“As Telefones” em conversa aberta no Funchal, com a encenadora Zia Soares
Até à próxima quinta-feira, 14 de Agosto, o Estúdio de Criação Artística do Funchal, na Madeira, recebe, em residência, o espectáculo “As Telefones”, com encenação de Zia Soares, a partir da obra homónima de Djaimilia Pereira de Almeida (Relógio D’Água, 2020). O acolhimento inclui, na terça-feira, 12, às 18h, uma conversa aberta com a encenadora.
Justino Delgado sobe ao palco do LAV no próximo sábado
Popularizado como “rei” da música guineense, o cantor e compositor Justino Delgado actua no próximo sábado, 9 de Agosto, às 21h, no LAV, em Lisboa. O concerto vai juntar vários convidados da Guiné-Bissau, como WJ Jamil, Binham Quimor e Bubakar Djamanka, estando igualmente confirmadas as presenças de Juka, de São Tomé e Príncipe, e de Titica, de Angola.
Percussionista moçambicano Vintani Nafassi no MusicDance Portugal 2025
O C.E.M. – Centro em Movimento, em Lisboa, recebe de 15 a 21 de Setembro a residência artística MusicDance Portugal 2025, com a presença do percussionista moçambicano Vintani Nafassi na equipa de facilitadores.
Sábado é dia de estreia do Brunch Mama África no Malandro do Marquês
O restaurante Malandro do Marquês, em Lisboa, serve no próximo sábado, 9 de Agosto, a primeira edição do Brunch Mama África, descrito como “uma experiência única de sabores africanos, com um menu pensado para surpreender”. Para apreciar das 10h30 às 14h30.
Celebração do Dia da Mulher Africana, com Feira e Piquenique Literário
O Jardim Vasco da Gama, em Belém, acolhe amanhã, 26 de Julho, a celebração do Dia da Mulher Africana promovida pela plataforma PADEMA. Com início às 11h, o programa estende-se até às 20h, e inclui, para além da habitual Feira de Artesanato, Literatura e Gastronomia, um Piquenique Literário, organizado pela Livraria Lulendo. A entrada é livre.
“Abrir espaço para o inesperado”, com O Tal Podcast – conversa ao vivo
“O que acontece quando o mundo deixa de seguir o guião? Como podemos pensar e planear, num ano em que os nossos modelos de interpretação e acção parecem colapsar, perante uma realidade global cada vez mais imprevisível? Que ferramentas, individuais e colectivas, teremos que inventar para construir um futuro estável e próspero, entre tanta turbulência?”. No próximo domingo, dia 22 de Junho, às 15h, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, Selma Uamusse e Catarina Marques conversam com Georgina Angélica e Paula Cardoso sobre essas e outras interrogações, num episódio ao vivo d’ O Tal Podcast. Os lugares são limitados, por isso garanta hoje mesmo os seus bilhetes.
50 anos de Moçambique Independente que se celebram em exposição
Inaugurada no passado dia 18 de Junho, no salão da Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, a exposição colectiva “Muungano (1975–2025): 50 Anos de História, Arte e Cultura de Moçambique Independente” apresenta “uma homenagem visual à memória, resistência e vitalidade” do país que, no próximo dia 25, celebra cinco décadas de Independência.
“Oficina de livros alinhavados” – um ritual colectivo para mulheres negras
O Mbongi 67, em Queluz, abre-se no próximo domingo, 22, para uma oficina de livros alinhavados, dinamizada pela artista transdisciplinar Raquel Lima e pela “artista-etc” Deisiane Barbosa, e direcionada para “mulheres negras interessadas em artes, livros, literatura e contação de histórias”.
Djamila Ribeiro em Lisboa, à conversa sobre “Cartas para a Minha Avó”
A Livraria da Travessa, no Príncipe Real, em Lisboa, apresenta, na próxima quarta-feira, 25 de Junho, às 19h, uma conversa com a autora, filósofa, activista social e educadora brasileira Djamila Ribeiro, a partir da sua obra “Cartas para a Minha Avó”.