ARTIGOS
“Colonos e retornados. Conversas de lá para cá” – para seguir em Almada
A jornalista Joana Gorjão Henriques e a psicóloga social e investigadora Iolanda Évora moderam o ciclo de encontros “Colonos e retornados. Conversas de lá para cá”. A iniciativa decorre desde o fim-de-semana passado no Teatro Municipal Joaquim Benite, da Companhia de Teatro de Almada, e acompanha a apresentação do espectáculo “Uma barragem contra o Pacífico”, adaptado a partir da obra de Marguerite Duras.
Celebrar a união e presença das pessoas negras no Algarve com “Utomi”
A Praça do Infante, em Lagos, no Algarve, recebe no próximo dia 29 (sábado), às 21h30, o espectáculo-performance “Utomi”, protagonizado pela actriz Isabél Zuaa e pelo músico Mbalango. O título, apresentado na língua xichangana, significa vida em português, e, alinhado com esse significado, propõe um olhar sobre existências historicamente invisibilizadas e até apagadas.
“25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”, no Aljube
A exposição temporária “25 de Abril SEMPRE!”, que esteve patente no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, em Lisboa, de Abril de 2024 até ao passado mês de Janeiro, ganha agora nova vida, com o lançamento do livro “25 DE ABRIL SEMPRE! 50 anos de protestos e resistências”. A apresentação acontece na quarta-feira, 26, às 18h30, no auditório do Museu do Aljube.
Mario Lucio dá música aos 50 anos da Independência de Cabo Verde
No sábado, 8, às 22h, Mario Lucio apresenta no palco do B.Leza, em Lisboa, o seu sétimo álbum, intitulado “Independance”. O novo trabalho celebra o cinquentenário da Independência de Cabo Verde, e de outros países africanos, assumindo um tom marcadamente festivo. De volta à “infância cheia de alegria e de música”, o artist faz esta viagem com a The Pan African Band.
“Cinema e Descolonização”: o ciclo continua no ISEG
Depois da exibição, em Novembro passado, do documentário “Independência”, de Fradique, e da apresentação no mês passado de “48”, da autoria de Susana Sousa Dias, o ciclo “Cinema e Descolonização” regressa no sábado, 8, às 10h ao ISEG – Instituto Superior de Economia e Gestão, com o filme “Memória em Três Actos”, de Inadelso Cossa.
Explosão de sonoridades d’ “Uma Maravilhosa Supernova” sobe ao palco com os Dixit
O Tokyo Lisboa, no Cais do Sodré, recebe no sábado, 8, às 22h, a apresentação ao vivo do álbum “Uma Maravilhosa Supernova”, que marca o regresso dos Dixit aos estúdios, após um interregno de quase 12 anos. Além de dar a conhecer os principais temas do novo álbum, o concerto antecipa algumas surpresas.
Cine Amadora 2025 de volta com protagonismo feminino em destaque
Durante quatro dias, que arrancaram na quinta-feira, 6, e encerram no domingo, 9 de Março, a Mostra Internacional de Cinema Cine Amadora vai apresentar um programa dedicado ao cinema em língua portuguesa e ao protagonismo feminino. Com direcção artística e curadoria de Luísa Sequeira e Eron Quintilian.
Almoço para abrir o apetite à conversa “Mulheres, periferia e revolução”
A Vida Justa assinala o Dia Internacional das Mulheres no próximo domingo, 9, com um almoço comunitário, seguido de debate. O espaço Mbongi67, em Monte Abraão, município de Sinta, foi o local escolhido para a confraternização, que começa às 13h, na Cantina Comunitária da Vida Justa.
Restaurante Roda Viva transforma-se no grande ecrã do cinema moçambicano
A Chamadarte – Associação Sociocultural, sediada em Beja, vem a Lisboa, no próximo domingo, 9, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres, com a exibição do filme “As pitas”, do cineasta brasileiro-moçambicano Licínio de Azevedo. A sessão acontece no restaurante moçambicano Roda Viva, em Alfama, a partir das 17h, e será procedida de uma conversa.