ARTIGOS
“Do cinema de Estado ao cinema fora de Estado: Angola”
A Cinemateca Portuguesa – Museu de Cinema apresenta, de 12 a 23 de Novembro, em Lisboa, um ciclo de filmes dedicados a Angola. A proposta, disponível online, começa com obras de António Ole – “Carnaval da Vitória” e “O Ritmo do Angola Ritmos”, ambas de 1978. Para além do que está em cartaz, o programa, acessível na página da Cinemateca, inclui, a 16 de Novembro, uma mesa-redonda sob o mote “Do cinema de Estado ao cinema fora de Estado: Angola”.
Resistências e libertações que nos levam à MICAR
Pela 11.ª edição a ocupar o grande ecrã, a MICAR – Mostra Internacional de Cinema Anti-Racista está de volta, de 14 a 17 de Novembro, ao Batalha Centro de Cinema, no Porto. Desta vez, a programação centra-se na denúncia da ocupação da Palestina e de outras ocupações, “promovendo resistências e libertações, reivindicando o direito a existir”.
“Libertar a memória”, a partir de “Visões do Império
No próximo dia 14 de Novembro, o Museu de Lagos, no Algarve, projecta, às 19h, o documentário “Visões do Império”, enquadrado na segunda e última sessão deste ano do projecto “Libertar a Memória #2”.
O lugar de pertencer está no palco do Teatro São Luiz
Em cena até ao próximo dia 17 de Novembro, na Sala Mário Viegas, do Teatro São Luiz, em Lisboa o espectáculo “Belonging | E di | Pertenencia | Zugehörigkeit | Pertença”, de Raquel André, reserva-nos “uma viagem por possíveis encontros ao sentimento de pertença”. O caminho, para percorrer a partir do palco, sempre às 19h30, passa por “encontrar pessoas, conhecer as suas histórias pessoais, de vida, de memórias cheias de futuro”.
Três artistas cruzam-se em “Estado (anti) Manicomial”
André M. Santos, Mick Trovoada e Rita Cássia unem-se na “Performance Estado (anti) Manicomial”, que será apresentada no próximo domingo 10, às 11h, no Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. O espectáculo é, antes de mais, segundo antecipa a sinopse, um “rito de celebração da vida, música e dança”.
Sábado de noite Fidju-Fema com Arte Negra e Cúir
A Casa Independente, em Lisboa, recebe hoje, 9, às 22h, mais uma noite Fidju-Fema, desta vez para celebrar a arte negra e cúir em Portugal, numa organização em parceria com o colectivo Afrontosas.
Ciclo de Cinema e Descolonização regressa com “Independência”
O Auditório 2 do ISEG – Instituto Superior de Engenharia e Gestão, em Lisboa, exibe no sábado, 9, às 10h, o documentário “Independência”, uma co-produção da Associação Tchiweka de Documentação e da Geração 80, com a assinatura do realizador Fradique.
Poemas e contos de Tomás Medeiros saídos da “Mensagem”
A UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa acolhe na próxima sexta-feira, 8, às 18h, o lançamento do livro “Poemas e Contos da Mensagem” da autoria do são-tomense Tomás Medeiros, um dos expoentes máximos da luta contra o regime colonial português.
As “Rotas de Cuidado” traçadas pela União Negra das Artes
A sala 2 da Culturgest, em Lisboa, acolhe, no próximo dia 12 de Novembro (terça-feira), das 10h às 17h30, o workshop “Rotas de Cuidado na Prática das Artes Performativas em Portugal”, dirigido a profissionais do sector. Esta é uma proposta da UNA -União Negra das Artes, associação cultural, e “dá continuidade à criação de um ‘manual anti-racista’ para o sector artístico-educativo em Portugal”, retomando o pensamento sobre como, a partir de um “manual”, é possível “transformar instituições e organizações culturais”, promovendo “o anti-racismo e a inclusão, nas práticas artísticas e de gestão”.