ARTIGOS
No palco com “Fragmentos” de vivências que unem mulheres negras pela Europa
A performance “Fragmentos”, da coreógrafa e professora de dança Marisa Paulo, apresenta-se no sábado, 22, às 15h30, no Solar dos Zagallos, Sobreda, em ensaio aberto. A entrada é livre.
Portuguesa, mulher e cigana, Maria Gil soma predicados contra o racismo
Mãe de três rapazes e de uma rapariga, Maria Gil é a convidada de hoje d’ O Lado Negro da Força. Actriz e activista anti-racista, apresenta-se como portuguesa, mulher e cigana. Para conhecer às 21h.
Voluntariado, conhecimento, empatia, união e paz: as faces da história de Leo
Nascido em São Tomé e Príncipe, Leufigénio Paquete viveu em Angola e em Portugal antes de se fixar na Holanda, a partir de onde se junta hoje ao Lado Negro da Força. Para ver às 21h.
Nalini Seik renasceu Dandara, entre artes de capoeira e trilhos de Educação
Filha de pai guineense e mãe angolana, Nalini Rodrigues Ussumane Seik reencontrou-se com a identidade africana a partir da Capoeira. Hoje em destaque n’ O Lado Negro da Força.
Mestre em Direitos Humanos, Joana Mouta move-se por Justiça Social
Formada em Direito e com mestrado europeu em Direitos Humanos e Democratização, Joana Mouta é a convidada de hoje d’ O Lado Negro da Força. Para ver a partir das 21h.
Campanha online para unir os irmãos João e Elsie, separados há 87 anos
Nascidos em São Tomé e Príncipe, os irmãos João e Elsie, de 92 e 89 anos, perderam o rasto um do outro na infância. O reencontro, após 87 anos, envolve uma acção de crowdfunding.
No repertório musical de Nayr Faquirá, as letras afinam-se com o coração
Educada sob múltiplas influências culturais, Nayr Faquirá dá expressão musical à diversidade do seu repertório de vida. Hoje em destaque n’ O Lado Negro da Força. Para ver às 21h.
Cabo Verde amanhã na P.R.A.Ç.A., para um final de tarde batukado
O espaço P.R.A.Ç.A., no Rato, recebe amanhã, às 18h30, um concerto onde sonoridades R&B, kizomba e hip-hop se cruzam, e trazem com elas a tradição do batuko. A entrada é livre.
"O Sangue da Buganvília" que nos irriga com a poesia de Ana Paula Tavares
A livraria LeYa na Buchholz, em Lisboa, recebe hoje, 14, a partir das 18h30, o lançamento do livro "O Sangue da Buganvília" da poeta angolana Ana Paula Tavares. Um momento a não perder!