ARTIGOS
Caminhada ao encontro da Ilha dos Negros: de Lisboa ao Sado
A Batoto Yetu Portugal está a realizar, no próximo sábado, 21, uma visita-guiada e uma caminhada ao longo do estuário do Sado, “em memória e tributo aos povos africanos que por lá passaram”.
Negritude, memória e cura na assinatura artística de Filipa Bossuet
Licenciada em Ciências da Comunicação e mestranda em Migrações, Inter-etnicidades e Transnacionalismo, Filipa Bossuet soma à formação académica uma forte expressão artística.
Ilha dos Negros: de Lisboa à reserva natural do Sado, com pegada espiritual
A Batoto Yetu Portugal está a realizar, no próximo sábado, 15, uma visita-guiada e uma caminhada ao longo do estuário do Sado, “em memória e tributo aos povos africanos que por lá passaram”.
Cicatrizes da História na vida de Nina Simone, em “O Silêncio e o Medo”
Reconhecida com uma das maiores vozes da História, Nina Simone inspirou o francês David Geselson a criar “O Silêncio e o Medo”, espectáculo que sobe ao palco do D. Maria II na próxima semana.
O Calendário Feminista Negro para celebrar 2022, e honrar a nossa História
A Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as oferece-nos o Calendário Feminista Negro 2022, criado “para celebrar o novo ano, visibilizando datas importantes” para mulheres negras.
Mortos e vivos numa dança das florestas com força Nobel e arte GRIOT
A peça “Uma Dança das Florestas”, do nigeriano Wole Soyinka, estreia-se no São Luiz, em Lisboa, no próximo dia 12 de Janeiro. Com encenação de Zia Soares e produção do Teatro GRIOT.
“Na Pó di Spéra: entre o apagamento e a resistência” – remapeando memórias
De volta ao site “ReMapping Memories Lisboa-Hamburg”, encontramos uma reflexão sobre "bairro", construída a partir de uma Amadora entre a Estrada Militar, Santa Filomena e Encosta Nascente.
Um dia para conhecer “Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias”
O Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, recebe na próxima quinta-feira, 4, o colóquio “Memoirs - Filhos de Império e Pós-Memórias Europeias”, que decorre das 10h às 20h.
A diáspora em estado de arte, que cabe em “Pedágio de mim - Foco Brasil"
A galeria NOT A MUSEUM, em Lisboa, inaugura na próxima quinta-feira, 28, às 19h, a exposição “Pedágio de mim - Foco Brasil”, que reúne obras de mais de 20 artistas brasileiros na diáspora.