ARTIGOS
“Abrir espaço para o inesperado”, com O Tal Podcast – conversa ao vivo
“O que acontece quando o mundo deixa de seguir o guião? Como podemos pensar e planear, num ano em que os nossos modelos de interpretação e acção parecem colapsar, perante uma realidade global cada vez mais imprevisível? Que ferramentas, individuais e colectivas, teremos que inventar para construir um futuro estável e próspero, entre tanta turbulência?”. No próximo domingo, dia 22 de Junho, às 15h, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, Selma Uamusse e Catarina Marques conversam com Georgina Angélica e Paula Cardoso sobre essas e outras interrogações, num episódio ao vivo d’ O Tal Podcast. Os lugares são limitados, por isso garanta hoje mesmo os seus bilhetes.
50 anos de Moçambique Independente que se celebram em exposição
Inaugurada no passado dia 18 de Junho, no salão da Sociedade Nacional de Belas-Artes, em Lisboa, a exposição colectiva “Muungano (1975–2025): 50 Anos de História, Arte e Cultura de Moçambique Independente” apresenta “uma homenagem visual à memória, resistência e vitalidade” do país que, no próximo dia 25, celebra cinco décadas de Independência.
“Oficina de livros alinhavados” – um ritual colectivo para mulheres negras
O Mbongi 67, em Queluz, abre-se no próximo domingo, 22, para uma oficina de livros alinhavados, dinamizada pela artista transdisciplinar Raquel Lima e pela “artista-etc” Deisiane Barbosa, e direcionada para “mulheres negras interessadas em artes, livros, literatura e contação de histórias”.
Djamila Ribeiro em Lisboa, à conversa sobre “Cartas para a Minha Avó”
A Livraria da Travessa, no Príncipe Real, em Lisboa, apresenta, na próxima quarta-feira, 25 de Junho, às 19h, uma conversa com a autora, filósofa, activista social e educadora brasileira Djamila Ribeiro, a partir da sua obra “Cartas para a Minha Avó”.
Eva Cruzeiro no MILímetro debate “Política e Cultura: Relações e Influências”
Depois da estreia no ano passado, o MILímetro – que se apresenta como um festival pluridisciplinar programado por jovens – está de volta no próximo sábado, 21 de Junho, para a segunda edição. O Beato Innovation District, em Lisboa, será o palco de toda a programação, que acontece das 14h à meia-noite. A entrada é grátis.
“Afroeuropeus: Identidades, Racismo e Resistências” para conhecer em livro
O livro “Afroeuropeans: Identities, Racism, and Resistances” – traduzível para “Afroeuropeus: Identidades, Racismo e Resistências” – foi recentemente publicado pela editora Routledge, podendo ser adquirido online, também em formato digital. Editado por Cristina Roldão, Raquel Lima, Pedro Varela, Otávio Raposo, Ana Raquel Matias, a obra resulta, em parte, da 7.ª Conferência Afroeuropeans, realizada em 2019, em Lisboa.
Pelo direito à habitação, voltamos à rua para exigir “Casa para Viver”
A Plataforma Casa para Viver vai realizar duas manifestações nacionais pelo direito à habitação, nos próximos dias 28 e 29 de Junho, em Lisboa e no Porto, respectivamente. O Afrolink junta-se ao protesto e apela a todas as pessoas que também o façam.
“Lei 14” de Cef Tanzy no Coliseu dos Recreios, com o brilho de Pérola
Autor de sucessos como “Estátua ninguém se mexe”, “Botão de rosa” ou “Pintor de rua”, o multipremiado artista angolano Cef Tanzy dá um concerto no próximo sábado, 21 de Junho, às 21h30, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa.
O Tal Podcast ao vivo, com Selma Uamusse e Catarina Marques
Com o tema “Abrir espaço para o inesperado”, O Tal Podcast, projecto da autoria de Georgina Angélica e Paula Cardoso, apresenta, no próximo dia 22 de Junho, às 15h, na Fábrica Braço de Prata, em Lisboa, uma sessão ao vivo, com Selma Uamusse e Catarina Marques como convidadas. Os lugares são limitados, por isso garanta hoje mesmo os seus bilhetes.