ARTIGOS
Segunda Grandi Marxa Cabral – Di povu pa povu: Libertação, dignidade, soberania popular!
Pelo segundo ano consecutivo, Lisboa será palco da Grandi Marxa Cabral, marcada para o próximo dia 13 de Setembro. O percurso tem início no Marquês de Pombal, às 14h30, dirigindo-se, a partir da Avenida da Liberdade, para o Largo de São Domingos. “Inspirados pelo vasto e riquíssimo legado de pensamento e prática de luta anticolonial de Amílcar Cabral, sob o mote “Di Povu pa Povu: Libertação, Dignidade, Soberania Popular marchamos em celebração à luta de todos os povos resistentes da Terra”, anunciam os promotores, num comunicado que o Afrolink divulga na íntegra.
Festival SDM Cultura e Artes regressa à Serra das Minas para a 5.ª edição
O Jardim do Mercado Municipal da Serra das Minas acolhe, no primeiro fim-de-semana de Setembro, dias 6 e 7, a 5.ª edição do Festival SDM Cultura e Artes, uma iniciativa da Associação Pangue D'Ami, ou simplesmente Jipangue. A entrada é livre.
Exposição “Cabral Ka Mori” para visitar até final de Setembro no Mbongi 67
Inaugurada no último sábado, 16 de Agosto, a Exposição “Cabral Ka Mori” pode ser visitada até 28 de Setembro no espaço cultural Mbongi 67, em Monte Abraão. Além da mostra, haverá sessões de cinema relacionadas com o tema, conversas, músicas de intervenção e outras actividades, que, no próximo sábado, 23 de Agosto, às 18h, passam pelo lançamento do livro “Origens do nacionalismo Africano - Continuidade e Rutura nos Movimentos Unitários Emergentes da Luta contra a Dominação Colonial Portuguesa: 1911-1961”, de Mário Pinto de Andrade. A entrada é livre.
Brunch solidário para apoiar vítimas da tempestade em Cabo Verde
A Fundação Dret.u, presidida pela primeira-dama de Cabo Verde, Débora Katísa Carvalho, realiza no próximo sábado, 23, entre as 11h e as 17h, no CCCV – Centro Cultural de Cabo Verde, em Lisboa, o “Brunch Solidário”, em parceria com a By Milocas.
“As Telefones” em conversa aberta no Funchal, com a encenadora Zia Soares
Até à próxima quinta-feira, 14 de Agosto, o Estúdio de Criação Artística do Funchal, na Madeira, recebe, em residência, o espectáculo “As Telefones”, com encenação de Zia Soares, a partir da obra homónima de Djaimilia Pereira de Almeida (Relógio D’Água, 2020). O acolhimento inclui, na terça-feira, 12, às 18h, uma conversa aberta com a encenadora.
Justino Delgado sobe ao palco do LAV no próximo sábado
Popularizado como “rei” da música guineense, o cantor e compositor Justino Delgado actua no próximo sábado, 9 de Agosto, às 21h, no LAV, em Lisboa. O concerto vai juntar vários convidados da Guiné-Bissau, como WJ Jamil, Binham Quimor e Bubakar Djamanka, estando igualmente confirmadas as presenças de Juka, de São Tomé e Príncipe, e de Titica, de Angola.
Percussionista moçambicano Vintani Nafassi no MusicDance Portugal 2025
O C.E.M. – Centro em Movimento, em Lisboa, recebe de 15 a 21 de Setembro a residência artística MusicDance Portugal 2025, com a presença do percussionista moçambicano Vintani Nafassi na equipa de facilitadores.
Sábado é dia de estreia do Brunch Mama África no Malandro do Marquês
O restaurante Malandro do Marquês, em Lisboa, serve no próximo sábado, 9 de Agosto, a primeira edição do Brunch Mama África, descrito como “uma experiência única de sabores africanos, com um menu pensado para surpreender”. Para apreciar das 10h30 às 14h30.
Celebração do Dia da Mulher Africana, com Feira e Piquenique Literário
O Jardim Vasco da Gama, em Belém, acolhe amanhã, 26 de Julho, a celebração do Dia da Mulher Africana promovida pela plataforma PADEMA. Com início às 11h, o programa estende-se até às 20h, e inclui, para além da habitual Feira de Artesanato, Literatura e Gastronomia, um Piquenique Literário, organizado pela Livraria Lulendo. A entrada é livre.