ARTIGOS
“Divulu na Mbongi” – fazer da literatura “motivo e espaço para o encontro e a revolução”
O Espaço Cultural Mbongi_67, situado em Monte Abraão, recebe amanhã, 17 de Janeiro, às 15h, uma roda de leitura sobre a obra da escritora cabo-verdiana Orlanda Amarílis. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a associação cultural Um Coletivo, cumpre uma das suas missões do Mbongi_67: fazer da literatura “motivo e espaço para o encontro e a revolução”.
"50 anos de Independências Africanas vistos pelos seus cidadãos"
A Biblioteca do Palácio Galveias, em Lisboa, recebe hoje, dia 9, às 18h, a apresentação do livro "50 anos de Independências Africanas Vistos pelos seus Cidadão”, uma edição da Elivulu Editora que reúne os olhares de mais de 40 personalidades dos cinco países africanos que foram colonizados por Portugal. A entrada é livre.
A Libertação Africana do jugo colonial português apresentada em livro, para conhecer em Congresso
O Anfiteatro III da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa recebe na próxima quarta-feira, 10 de Dezembro, às 17h, a apresentação do livro “The Liberation of Portuguese Africa, 1961-1975. International Exile and Solidarity” (Palgrave, 2025), em tradução livre “A Libertação da África colonizada por Portugal, 1961-1975. Exílio internacional e solidariedade”.
Daniel Martinho e Danilo da Mata protagonizam “Ponto Morto”, para ver no Teatro Ibérico
A peça “Ponto Morto”, sucesso de crítica e de público no Brasil, estreia-se no Teatro Ibérico, em Lisboa, no próximo dia 11, às 21h, com Daniel Martinho e Danilo da Mata nos papéis principais. Em cena até 21 de Dezembro, esta é uma história que nos propõe “uma travessia entre a lucidez e o delírio, entre o gesto e o silêncio. Garanta hoje mesmo o seu bilhete.
Conferência final do Projecto AGRRIN, com “Contributos para uma pedagogia decolonial”
Com um programa de dois dias, calendarizado para 12 e 13 de Dezembro, em localizações diferentes, o “Projeto AGRRIN - Corpos geradores: da agressão à insurgência. Contributos para uma pedagogia decolonial”, realiza a sua conferência final de apresentação de resultados da pesquisa.
“A descolonização nas artes performativas” discute-se nas Jornadas de Reflexão do Teatro Meridional
O Teatro Meridional, em Lisboa, assinala com “Jornadas de Reflexão”, marcadas para os próximos dias 15 e 16 de Dezembro, os 50 anos das Independências de Angola, Cabo Verde, Moçambique e São Tomé e Príncipe, quatro dos cinco países africanos colonizados por Portugal. “A descolonização nas artes performativas” é o mote do encontro, que conta com a participação de companhias como o Teatro GRIOT e de colectivos como as Aurora Negra.
Atenção empreendedores: Mercado Comunitário de Inverno aberto a inscrições
O Mercado de Arroios realiza, no próximo dia 20 de Dezembro, das 10h às 19h, o Mercado Comunitário de Inverno, iniciativa que disponibiliza, mediante inscrição e selecção, bancas para artistas, artesãos, pequenos produtores e criadores. As vagas são limitadas!
Programa “Arte e Periferias Urbanas” está de volta, com 500 mil euros de apoio
Depois de no ano passado ter financiado 10 projectos, o Programa de Apoio em Parceria “Arte e Periferias Urbanas” – resultante de um acordo de parceria entre a DGARTES e a AIMA - Agência para a Integração, Migrações e Asilo – está de regresso para o segundo concurso, que decorre até 29 de Dezembro, com uma dotação global de 500 mil euros.
“Casa 75”, o novo romance de Branca Clara das Neves para conhecer no sábado
O Palácio da Independência, no Largo São Domingos, em Lisboa, acolhe no próximo sábado, 6, às 16h, a sessão de apresentação de “Casa 75”, o novo romance de Branca Clara das Neves. Além da autora, o momento vai contar com a presença da poeta e historiadora Ana Paula Tavares; da investigadora Raquel Lima; do artista multidisciplinar Paulo Pascoal e do historiador Víctor Barros. Apareçam!