ARTIGOS
“Colonos, Retornados e a Revolução por cumprir” apresenta-se no Aljube
A jornalista Joana Gorjão Henriques apresenta no próximo dia 6 de Maio, às 18h, no Museu do Aljube Resistência e Liberdade, o seu mais recente livro, intitulado “Colonos, Retornados e a Revolução por cumprir”.
Festival Morabeza ocupa os jardins do Museu de Lisboa
No próximo dia 3 de Maio, entre as 11 e as 21h, os jardins do Museu de Lisboa, no Campo Grande, ligam-nos a Cabo Verde, a partir da programação do Festival Morabeza Lx. Com entrada livre, o evento começa com o “Mercado Kriolo”, e termina com a música de Tito Paris e convidadas.
Aula aberta, com os percursos de Sara Tavares e Selma Uamusse
Luciana Mendonça, professora do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Música na Universidade Federal de Pernambuco, no Brasil, está na próxima terça-feira, 29, no ISCTE, em Lisboa, para uma aula aberta que traz no sumário as trajectórias de Sara Tavares e Selma Uamusse.
"Contos Manhosos e Outras Histórias", para ler com introdução de Bonga
A Biblioteca de Alcântara, em Lisboa, acolhe no próximo sábado, 26, às 15h, o lançamento do livro "Contos Manhosos e Outras Histórias", da autoria de Pedro Albuquerque, e com a assinatura do músico angolano Bonga na nota introdutória.
Expor “o antirracismo como valor de Abril, ou um apelo da revolução inacabada”
O Grupo EducAR, focado em Educação Anti-racista, apresenta até 2 de Maio, no Espaço Santa Catarina, em Lisboa, a exposição “PARTICIPAR - o antirracismo como valor de Abril, ou um apelo da revolução inacabada”, construída com crianças e jovens da Associação de Moradores do Bairro Horizonte, situado na zona da Curraleira, freguesia da Penha de França.
A Política em forma de Festival está de volta ao Cinema São Jorge
De regresso ao Cinema São Jorge, em Lisboa, para mais uma edição, o Festival Política acontece de 24 a 26 de Abril, com o tema “Revoluções em Curso”, inspirado nos 50 anos do Processo Revolucionário em Curso (PREC). O Afrolink destaca alguns momentos da programação, que pode ser consultada, na íntegra, no site da iniciativa.
A tradição oral que se publica em Kaydara e se celebra na Casa Mocambo
A Casa Mocambo, em Lisboa, acolhe amanhã, 12, às 17h30, o lançamento da mais recente obra editada pela Falas Afrikanas. “Kaydara”, de Amadou Hampâté Bá, que se definia como “um graduado pela grande universidade da Palavra, instruído na sombra dos baobás”, vai ser apresentada com interpretações de Braima Galissá, Michel Té e Apolo de Carvalho. A entrada é livre.
Griot Mandinga de Tabatô na celebração dos 762 anos do “Lugar de Benfica”
Benfica celebra o Dia da Freguesia e os 762 anos do “Lugar de Benfica”, no próximo domingo,13, com uma homenagem à Sociedade Filarmónica Euterpe de Benfica. O programa comemorativo inicia às 10h30, com “Sinfonias Lusófonas - Griot Mandinga de Tabatô”, que vai levar para o Coreto da Aldeia do Calhariz Velho um concerto e workshop de construção de instrumentos tradicionais.
Sábado na Casa do Parlamento, com a conferência “Migrações e Inclusão”
A Casa do Parlamento – Centro Interpretativo, em Lisboa, acolhe amanhã, 12, as 15h30 às 19h, a Conferência "Migrações e Inclusão", no âmbito da inauguração da exposição “O SALTO: Migrações e Exílios de Ontem a Hoje".